Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 25 agosto
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Mulher e Sociedade»Com 41,8% dos negócios sob gestão feminina, empresárias fortalecem redes de networking no Tocantins
Mulher e Sociedade

Com 41,8% dos negócios sob gestão feminina, empresárias fortalecem redes de networking no Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins25 de agosto de 2026 - 09:452 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

Dados do Sebrae mostram que 76.313 empresas do Tocantins estão sob gestão feminina, o equivalente a 41,8% dos negócios do Estado, e essa presença tem avançado também para espaços de relacionamento empresarial. No Brasil, o empreendedorismo feminino chegou ao maior patamar da série histórica em 2025, com 10,4 milhões de mulheres donas de negócios, crescimento de 27% em dez anos. Com mais mulheres à frente de empresas, aumenta também a importância de redes que ajudem essas empreendedoras a ampliar mercado, fortalecer reputação e acessar oportunidades fora do círculo imediato de clientes e fornecedores.

À frente de grupos empresariais estruturados, mulheres transformam conexões em parcerias, indicações e novas oportunidades de negócio

Uma das frentes desse movimento está no networking empresarial estruturado, modelo que organiza a troca de referências, indicações e oportunidades entre profissionais de diferentes segmentos. O BNI atua com grupos de empresários voltados à geração de negócios por meio de relacionamento recorrente, confiança e colaboração. No Tocantins, a presença de mulheres em posições de liderança dentro desses ambientes mostra como o networking tem deixado de ser apenas uma agenda de contatos para se tornar ferramenta de crescimento comercial.

“Uma rede bem construída coloca a empreendedora em circulação. Ela passa a ser vista por outras empresas, recebe indicações, encontra parceiros e aprende com pessoas que enfrentam desafios parecidos. Esse relacionamento, quando é feito com constância e estratégia, deixa de ser apenas troca de contato e passa a gerar oportunidade real de negócio”, afirma Thalita Siqueira, presidente da equipe Notável do BNI Tocantins.

Em mercados locais, onde a indicação ainda tem peso importante nas decisões de compra, parceria e contratação, participar de uma rede estruturada pode ajudar mulheres empreendedoras a fortalecerem presença e autoridade. Esses ambientes aproximam segmentos diferentes, criam pontes entre fornecedores e clientes, ampliam a visibilidade de empresas lideradas por mulheres e ajudam a enfrentar barreiras que ainda persistem, como dificuldade de acesso a redes de relacionamento, menor acesso a crédito e sub-representação em espaços de decisão.

Para Thalita, liderar um ambiente de networking também significa fortalecer uma cultura de colaboração entre empresárias. “Quando uma empreendedora indica outra, compartilha uma experiência ou abre uma porta comercial, ela fortalece mais do que um negócio individual. Ela ajuda a construir um mercado em que mulheres são lembradas, recomendadas e reconhecidas pela qualidade do que entregam. Esse crescimento ganha força quando existe presença, compromisso e confiança”, destaca.

Negócios sob gestão feminina
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Prefeitura de Gurupi promove Caminhada do Agosto Lilás para conscientizar sobre o combate à violência contra as mulheres

25 de agosto de 2026 - 11:59

Agosto Lilás: curso de defesa pessoal reúne mulheres em escola de Palmas e terá nova edição no Taquari

25 de agosto de 2026 - 08:52

CRMV-TO reforça cuidados após caso de raiva animal em Palmas

25 de agosto de 2026 - 06:58

Caso Briner: médicos e enfermeiros são investigados por morte dentro de presídio

24 de agosto de 2026 - 18:01

Luana Nunes cobra medidas mais efetivas contra violência doméstica após caso de jovem mantida em cativeiro

23 de agosto de 2026 - 16:26

Corpo esquartejado é localizado em área verde na região sul de Palmas

23 de agosto de 2026 - 11:14
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.