Eduardo Siqueira Campos encaminhou ao governo do Estado projeto de criação de campi da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) em municípios das regiões Sudeste e Bico do Papagaio.Depois de divulgar o seu pedido de exoneração do cargo em que ocupava como titular da Secretaria de Estado de Relações Institucionais (SRI), Eduardo Siqueira Campos defendeu que a implantação das unidades da Unitins em Dianópolis, Araguatins e Augustinópolis compensaria a ausência de ensino superior nas regiões, mesmo após a criação da Universidade Federal do Tocantins, que tem sete campi no estado. Em um segundo momento, a meta é a extensão da medida para as cidades de Colinas e Guaraí, na região Norte do Tocantins.
A proposta de Eduardo Siqueira foi encaminhada ao Governador Siqueira Campos em anexo à carta solicitando exoneração do cargo de secretário de Estado de Relações Institucionais. No documento, o ex-secretário ressaltou a importância de garantir acesso gratuito ao ensino superior em todas as regiões do Tocantins e de como o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia no Tocantins (IFTO) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT ) já vêm contribuindo neste processo.
Contudo, na visão do ex-secretário, alguns municípios estratégicos ainda não são contemplados com ensino superior público e gratuito, caso de Araguatins e Augustinópolis, no Bico do Papagaio; e Dianópolis, no Sudeste. “A exposição de motivos a qual me referi sugiro, Governador, através de projeto de lei, que cria de imediato os campi (da Unitins) dessas três cidades com a possível encampação e expansão da Fabip (Augustinópolis) de cursos na cidade de Araguatins e ainda a negociação com o município de Dianópolis para tornar tais entidades públicas e gratuitas para a comunidade”, explica Eduardo na carta.
Passo seguinte
Para o ex-gestor, a medida pode ser ainda expandida para atender a outros dois importantes municípios da região norte do Estado, Colinas e Guaraí. Na carta encaminhada ao Governador, Eduardo propõe a formação de uma comissão para estudar a implantação de ensino superior público e gratuito nas duas cidades. “Em segundo momento, Governador, proponho a formação de uma comissão de trabalho com a sociedade civil que tenha como segunda etapa desse sonho e projeto fazer justiça às cidades de Colinas e Guaraí, que também deixaram de ter campus da UFT”.