Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 31 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»Proprietários de veículos com placas 1 e 2 têm até essa sexta-feira para pagar IPVA com 10% de desconto
Estado

Proprietários de veículos com placas 1 e 2 têm até essa sexta-feira para pagar IPVA com 10% de desconto

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins27 de fevereiro de 2014 - 14:514 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 têm até essa sexta-feira, 28, para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2014, em parcela única com desconto de 10%, ou saldar a primeira parcela, caso opte por pagar em quatro vezes.

Conforme o coordenador de fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Alessandro Ramos, os boletos do IPVA foram encaminhados aos endereços residenciais dos donos de veículos. “O contribuinte que não receber os boletos até a data do vencimento (28/02) deve entrar no site da secretaria da fazenda www.sefaz.to.gov.br/ipvae imprimir o Documento de Arrecadação da Receita Estadual (DARE) ou ir até a Agência de Atendimento da Secretaria da Fazenda em seu município e pagar na rede bancária autorizada”, explicou.




Ramos destaca que os proprietários de veículos só recebem o boleto para o pagamento do IPVA de 2014 e que para ter conhecimento sobre os débitos vencidos em exercícios anteriores os contribuintes devem acessar o site da Sefaz no endereço eletrônico http://www.sefaz.to.gov.br/ipva e obter o Demonstrativo de Débitos do imposto. 




Para quitar os débitos, o proprietário de veículo deve procurar a Agência de Atendimento da Sefaz ou a Dívida Ativa. Lembrando que a Secretaria da Fazenda já encaminhou para a Dívida Ativa e para protesto em cartórios os débitos do IPVA referentes ao exercício de 2009, 2010, 2011 e 2012.




Licenciamento


“O contribuinte que tiver débitos de exercícios anteriores e efetuar somente o pagamento do IPVA do exercício 2014 não tem direito de retirar licenciamento do veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) conforme previsto em lei estadual” explica Ramos. O coordenador ressalta que, além de não conseguir o licenciamento, o contribuinte que não fizer o pagamento do seu IPVA está sujeito ao pagamento de multas e até mesmo apreensão do veículo.




Base de Cálculo


O coordenador de fiscalização fala que a base de cálculo utilizada para gerar a cobrança do IPVA é feita em cima da Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que expressa preços médios de veículos no mercado nacional. Para ter ler a tabela é só acessar o site http://diariooficial.to.gov.br/ e até o link Edições Anteriores e clicar no diário Oficial do dia 17 de fevereiro de 2014, as tabelas iniciam na página 71.




Frota


Segundo informações da Sefaz o Tocantins possui uma frota de 416.286 veículos tributados. Deste total, mais de 85 mil veículos são de placas com final 1 ou 2. O montante arrecadado com o IPVA é partilhado 50% para o Estado e 50% para o município onde o veículo é licenciado.




Calendário para pagamento do IPVA


Datas para pagamento em parcela única com desconto de 10%:


Placas finais 1 e 2 28/02


Placas finais 3 e 4 17/03


Placas finais 5 e 6 15/04


Placas finais 7 e 8 15/05


Placas finais 9 e 0 16/06


 


Datas para pagamento em quatro parcelas:


1ª parcela


Placas finais 1 e 2 28/02


Placas finais 3 e 4 17/03


Placas finais 5 e 6 15/04


Placas finais 7 e 8 15/05


Placas finais 9 e 0 16/06


 


2ª parcela


Placas finais 1 e 2 17/03


Placas finais 3 e 4 15/04


Placas finais 5 e 6 15/05


Placas finais 7 e 8 16/06


Placas finais 9 e 0 15/07


 


3ª parcela


Placas finais 1 e 2 15/04


Placas finais 3 e 4 15/05


Placas finais 5 e 6 16/06


Placas finais 7 e 8 15/07


Placas finais 9 e 0 15/08


 


4ª parcela


Placas finais 1 e 2 15/05


Placas finais 3 e 4 16/06


Placas finais 5 e 6 15/07


Placas finais 7 e 8 15/08


Placas finais 9 e 0 15/09

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governo do Tocantins instala Conselhos das Regiões Metropolitanas de Palmas e Gurupi

28 de maio de 2026 - 12:35

Pontes de Araguatins e Pedro Afonso: no DNIT, Dorinha cobra soluções urgentes e rotas alternativas

27 de maio de 2026 - 20:56

Governo do Tocantins intensifica força-tarefa para recuperação da TO-280 entre Almas e Natividade

27 de maio de 2026 - 18:31

Primeira reitora eleita do IFTO toma posse em cerimônia marcada pela representatividade feminina

27 de maio de 2026 - 18:24

Governo do Tocantins decreta ponto facultativo nos dias 4 e 5 de junho em razão de Corpus Christi

26 de maio de 2026 - 09:42

Em Tocantínia, governador Wanderlei Barbosa assina ordem de serviço para reforma e ampliação da escola Xerente nesta segunda, 25

25 de maio de 2026 - 08:41
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.