Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 14 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Agronegócio»Durante almoço com a senadora Kátia Abreu e presidente Dilma Roussef, presidente da China anuncia suspensão do embargo à carne brasileira
Agronegócio

Durante almoço com a senadora Kátia Abreu e presidente Dilma Roussef, presidente da China anuncia suspensão do embargo à carne brasileira

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins20 de julho de 2014 - 12:202 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Decisão, há muito reivindicada pela parlamentar junto ao governo federal e ao governo chinês – maior comprador dos produtos do Estado – beneficia diretamente produtores do Tocantins
O presidente da China, Xi Jinping, anunciou na quinta, 17, em almoço no Itamaraty,  a derrubada do embargo chinês à carne brasileira. O anúncio foi feito em encontro promovido  pelo governo brasileiro. Convidada da presidente Dilma Roussef, a senadora Kátia Abreu comemorou durante o almoço a decisão chinesa, um dos objetivos que perseguiu diuturnamente nos últimos anos, como foi reconhecido, durante a solenidade, pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho. “Tenho trabalhado nisso há dois anos”, disse a senadora Kátia Abreu, que  já vinha fazendo gestões técnicas e políticas junto ao governo  chinês e aos empresários daquele país oriental sobre o assunto.

A queda do embargo chinês à carne brasileira beneficiará de imediato os produtores tocantinenses, que poderão comercializar sua carne, especialmente  com Hong-Kong, onde a própria Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – da qual a senadora Kátia Abreu é presidente – viabiliza a instalação de empresários do ramo de alimentação (churrascarias).

A China é o país que mais compra produtos do Estado do Tocantins. A balança comercial do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior registra que, em 2012, o Tocantins exportou o equivalente a 126,9 milhões de dólares para o mercado consumidor chinês.  Para se ter  uma idéia, de janeiro a maio de 2014, o Tocantins exportou –  no setor de carnes – o equivalente a 91,5  milhões de dólares, que representa 32,7% de todas as exportações tocantinenses no período. (dados da Secex/Ministéro de Desenvolvimento e Comércio Exterior).

Comparando-se com as exportações do mesmo período do ano passado (de  janeiro a maio de 2013), da ordem de 83,2 milhões de dólares, as exportações de carne e derivados apresentaram, este ano, no Estado um crescimento de 10%.  “Precisamos fortalecer nossa  indústria e nossos produtores, incentivar que melhorem sua  produtividade e para isso buscamos novos mercados, como temos feito tanto na CNA como na Federação da Agricultura do Tocantins”, disse Kátia Abreu.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40

2º Concurso de Redação da Escola do Agro está com inscrições abertas em Gurupi

7 de março de 2026 - 18:24

Farm Day Fazendão reúne produtores e empresas em três dias de imersão no agronegócio no sul do Estado

5 de março de 2026 - 22:14

Tocantins mantém liderança e é o maior produtor de arroz da Região Norte, com força de Lagoa da Confusão

2 de março de 2026 - 14:51

Gurupi é escolhida para sediar 1º leilão presencial da Nelore OL no Tocantins, com negócios acima de R$ 1 milhão

23 de fevereiro de 2026 - 15:39

Sindicato Rural de Gurupi entrega kits de sementes a produtores rurais de Cariri do Tocantins

14 de fevereiro de 2026 - 13:14
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.