Kátia Abreu reafirma acreditar na revolução da educação provocada pela qualificação profissional e também sobre as oportunidades de emprego que serão criadas com a Hidrovia Tocantins e o Ecoporto Praia Norte naquela região. “O Pronatec, programa do Governo federal, tem sido um diferencial na vida de tantas pessoas, que agora já podem ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio, e o Bico do Papagaio tem sido uma das regiões do Tocantins onde a demanda pelos cursos é enorme”, comemora a senadora.
Em recente viagem ao Bico do Papagaio, no início deste mês, mais de 400 produtores rurais, lideranças políticas e comunitárias receberam a senadora Kátia Abreu e foram unânimes em reafirmar que reconhecem o trabalho realizado pela senadora Kátia Abreu nos 25 municípios da região, e que confiam na continuidade destes serviços que têm ajudado a transformar a realidade de tantas famílias.
A senadora Kátia Abreu destacou o descaso que o atual governo do Estado tem tratado esta região e suas famílias: “Precisamos, urgentemente, acabar com essa irresponsabilidade da atual administração, que insiste em ignorar as necessidades dos municípios do Bico do Papagaio e transformar essa gestão estadual em um escritório de campanha política por longos quatro anos. Nós estamos juntos, com Marcelo Miranda e Marcelo Lélis, para dar um basta nessa turma que acha que pode manipular a vida de todo mundo”,declarou Kátia Abreu.
Municípios e povoados que serão visitados
Dia 21/08 – Quinta-feira
São Miguel, Maurilândia, Itaguatins, Sitio Novo, Axixá e Augustinopolis.
Dia 22/08 – Sexta-feira
Esperantina, Povoado Vila Tocantins, São Sebastião, Buriti do Tocantins, Povoado Vila União, Povoado Centro do Firmino, Carrasco Bonito, Povoado Vinte mil, Sampaio, Praia Norte e Araguatins.
Dia 23/08 – Sábado
Macaúba, São Bento, Cachoerinha, Luizinópolis, Santa Terezinha, Nazaré e Tocantinopolis.
Benefícios
Ao falar do compromisso que tem em retirar o Bico do Papagaio do programa Territórios da Cidadania, onde estão incluídos municípios que beiram a linha da pobreza, Kátia Abreu relembrou de ações que ajudou a trazer para gerar benefícios para as famílias do Bico do Papagaio, a exemplo do programa Travessia Bico, que tem o compromisso de proporcionar assistência técnica a quatro mil produtores rurais desta região na produção de mel, frutas, criação de peixe e pecuária de leite; o programa Travessia Leite, que tem como meta atender cinco mil pequenos e médios produtores no Tocantins, levando assistência técnica e extensão rural aos produtores de leite, aumentando a produção e oferecendo condições para que eles sejam competitivos no mercado; capacitação através do Pronatec Rural, que já formou mais de 24 mil jovens em todo o Tocantins desde a sua criação, e ações de saúde, como o programa Útero é Vida, que realiza uma série de ações de prevenção ao câncer do colo de útero e de prevenção ao câncer de próstata.
Hidrovia Tocantins e Ecoporto Praia Norte
Kátia Abreu defende que deve ser obrigação de qualquer governo estimular a transformação das plataformas da Ferrovia Norte-Sul e terminais da Hidrovia Tocantins em condomínios de agroindustriais, utilizando os modais logísticos para levar desenvolvimento econômico ao Tocantins. “O que o empresário precisa são de melhores condições para produzir com menor custo. O Tocantins é privilegiado com três grandes modais, e cabe aos nossos governantes ter a capacidade e o compromisso de atrair investidores que aproveitem nossa logística”, argumentou a senadora. Ainda sobre atração de investimentos, a senadora anunciou que está trabalhando, junto ao Governo Federal, para agilizar o licenciamento do Ecoporto Praia Norte, com possibilidades para que se torne uma ZPE – Zona de Processamento de Exportação, atraindo ainda mais investimentos e aumentando a competitividade do Tocantins.
(Fonte : Assessoria de Imprensa)