Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 31 julho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Vereadores de Gurupi aprovam Código de Ética da Casa
Política

Vereadores de Gurupi aprovam Código de Ética da Casa

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins4 de novembro de 2014 - 17:062 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Cabo Carlos (PT), o Código de Ética Parlamentar e Decoro Parlamentar irá acompanhar a conduta externa e interna dos vereadores de Gurupi. “Na conduta externa, por exemplo, um vereador que for empresário não poderá prestar serviços ao município e na conduta interna prevê a postura do vereador dentro da Casa, como, por exemplo, uso de palavras de baixo calão na Tribuna que afete a honra do seu colega parlamentar assim como palavras levianas”, disse Cabo Carlos.

A infrações ao Código de Ética e Decoro Parlamentar são cabíveis de processos disciplinares. “Vai desde advertência em plenário pelo próprio presidente, depois poderá receber advertência escrita e até cassação do mandato. São várias fases e a cassação seria em caso extremo e aplicada pelo plenário”, disse Cabo Carlos.

“O vereador tem imunidade parlamentar, mas ela é não é total ou absoluta', Cabo Carlos.
“O vereador tem imunidade parlamentar, mas ela é não é total ou absoluta’, Cabo Carlos.

Cabo Carlos defende que imunidade parlamentar não é absoluta e que o Código de Ética servirá para equilibrar os limites dos debates.

“O vereador tem imunidade parlamentar, mas ela é não é total ou absoluta, mas parcial. Por isso ele acaba sendo responsável pelas suas palavras e o Código de Ética vem disciplinar e dar parâmetros para que as coisas não fiquem desmedidas. Não vem amordaçar o vereador porque o parlamentar tem a liberdade de expressão, mas desde que seja dentro de um tema e de um foco. Agora não pode atacar a honra pessoal de quem quer que seja. Minha liberdade de expressão não me dá o direito de atacar a honra particular de qualquer cidadão”, diz o vereador.

Comissão para analisar falta de decoro

Cabo Carlos explica que nos casos de indisciplinas dos seus pares a Presidência da Casa irá montar uma comissão composta por três vereadores, sendo dois da oposição e um da situação, que irá apurar os fatos levando em consideração o que determina o Regimento Interno da Casa e o novo Código de Ética e Decoro Parlamentar.

“A comissão será formada por três vereadores e  a escolho é livre por parte da diretoria da Câmara. Vai ser analisado a questão da paridade e não poderá ser montada apenas com vereadores da situação, mas precisa ser mista. Como são três vagas uma será da oposição e as outras duas serão representadas por vereadores da situação”.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Eduardo Siqueira mobiliza primeiro escalão e reafirma apoio a Dorinha

31 de julho de 2026 - 16:52

ASMIR manifesta apoio à indicação do Coronel Barbosa para vice na chapa de Dorinha Seabra

31 de julho de 2026 - 15:10

Dia D vira grande conexão política do Tocantins, e Josi Nunes lidera mobilização em Gurupi

31 de julho de 2026 - 13:01

“Super Live” de Dorinha conecta apoiadores em 100 cidades para convenção dia 5

31 de julho de 2026 - 10:55

Segurança pública entra no cálculo eleitoral com Coronel Barbosa cotado para vice de Dorinha Seabra

30 de julho de 2026 - 22:25

Vereadores de Porto Nacional declaram apoio à reeleição de Eduardo Gomes

30 de julho de 2026 - 18:45
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.