Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 17 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Encontro de bandas e fanfarras em Gurupi reúne grupos musicais de todo o Estado
Cidades

Encontro de bandas e fanfarras em Gurupi reúne grupos musicais de todo o Estado

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins23 de novembro de 2014 - 22:264 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Ao todo, participaram do evento 24 grupos musicais da região e de outras partes do Estado, como Palmas e Porto Nacional. Na ocasião, a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, entregou ao comandante do 4º BPM, coronel Edvan de Jesus Silva, uma placa em homenagem aos serviços prestados à educação.

De acordo com a secretária, o evento assume uma função importante por integrar aos processos de educação das escolas, o ensino da música. Ao homenagear o batalhão de polícia  de Gurupi, Adriana Aguiar frisou a parceria entre as duas entidades, que tem gerado bons resultados na região. “Um evento como este é sem dúvida a mais pura expressão de quem ama o que faz. E neste sentido, gostaria de homenagear o 4º BPM pelo verdadeiro sentimento de parceria que é nutrido pela educação. A Polícia Militar é hoje uma das maiores parceiras da educação nosso estado”, salientou.

Comandante do 4º BPM, o coronel Edvan de Jesus Silva reforçou a importância da aproximação entre a polícia e a comunidade. (Foto: Manoel Lima / Seduc)
Comandante do 4º BPM, o coronel Edvan de Jesus Silva reforçou a importância da aproximação entre a polícia e a comunidade. (Foto: Manoel Lima / Seduc)

Já o comandante do policiamento em Gurupi, destacou a importância de se trazer a comunidade para dentro do dia a dia da corporação. Para o coronel Edvan, traçar ações neste sentido contribuem  para a prevenção ao uso de drogas e violência entre os jovens. “Por isso a importância de manter a comunidade junto do batalhão e a Polícia Militar junto à sociedade. Prevenir  é sempre um caminho mais eficiente do que reprimir”, frisou.

Música em foco

O evento é um momento cultural expressivo para difundir a música e promover a formação de plateia. De acordo com o regente da banda do 4º BPM e organizador do encontro realizado neste sábado, capitão Genivan Ribeiro Dias, durante as apresentações a plateia tem a chance de conhecer mais sobre as bandas de música e as fanfarras. “As fanfarras têm como elemento mais marcante os instrumentos de percussão, enquanto nas bandas de música prevalecem instrumentos mais melódicos, como clarinetes e flautas. E este é um evento que todas as bandas e fanfarras se preparam para vir, por isso é gratificante ver o resultado”, ressaltou.

O capitão Genivan é regente da banda do 4º BPM e organizador do Encontro de Bandas e Fanfarras da Região Sul (Foto: Manoel Lima / Seduc)
O capitão Genivan é regente da banda do 4º BPM e organizador do Encontro de Bandas e Fanfarras da Região Sul (Foto: Manoel Lima / Seduc)

Aluna da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, Karen dos Santos toca na fanfarra da escola. Para ela, participar do encontro representa a oportunidade de fazer contato músicos de todo o Estado e trocar experiências. “É emocionante ter a oportunidade de conhecer o que os outros estão fazendo e de poder mostrar o que a gente também pode fazer”, frisou. 

Dálite toca surdo na fanfarra da E.M. Agripino Sousa Galvão e destacou as amizades que são feitas durante o evento (Foto: Manoel Lima / Seduc)
Dálite toca surdo na fanfarra da E.M. Agripino Sousa Galvão e destacou as amizades que são feitas durante o evento (Foto: Manoel Lima / Seduc)

Além do contato musical, o evento guarda ainda um espaço para novas amizades entre os participantes, conforme a estudante Dálite Santiago Lopes, da Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, de Gurupi. Ela, que toca surdo na fanfarra da escola, destacou que já conseguiu fazer muitos amigos durante encontros como este. “No ano passado, eu conhecia apenas a nossa turma, mas depois do evento e me surpreendi com o número de amizades que havia feito”, lembrou.

Dona Odete aguardava ansiosa pelo início do evento e disse que é importante ter alegria no que se faz (Foto: Manoel Lima / Seduc)
Dona Odete aguardava ansiosa pelo início do evento e disse que é importante ter alegria no que se faz (Foto: Manoel Lima / Seduc)

Com o olhar atento aos grupos musicais que se apresentaram durante o evento, a aposentada Odete da Mota Miranda, disse gostar de ouvir as batidas e harmonias das bandas e fanfarras. “Eu acho tudo isso muito bonito. Sempre que tem alegria nas ações é muito bom”, disse animada.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Palmas terá ponto facultativo na sexta-feira após feriado de São José; Justiça Federal suspende expediente no dia 19

17 de março de 2026 - 17:05

Parceria na recuperação da TO-387 com o governo do Tocantins avança e reforça perfil de gestão por resultados do prefeito Wlisses Barros em Palmeirópolis

17 de março de 2026 - 16:48

Grupo Terra Boa anuncia investimentos de R$ 26 milhões em Cariri

17 de março de 2026 - 11:25

LBV entrega kits pedagógicos a crianças em Gurupi (TO) e fortalece o acesso à educação

17 de março de 2026 - 11:06

Após enchente no Córrego Pouso do Meio, Semma convoca donos de barragens para regularização imediata em Gurupi

17 de março de 2026 - 06:36

MPTO recomenda redução de cargos comissionados e novo concurso na Câmara de Paraíso

16 de março de 2026 - 18:01
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.