Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 18 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Dia Mundial de luta contra a AIDS: Secretária de Saúde alerta sobre crescimento da Aids entre jovens em Gurupi
Cidades

Dia Mundial de luta contra a AIDS: Secretária de Saúde alerta sobre crescimento da Aids entre jovens em Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins1 de dezembro de 2014 - 15:083 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Em lembrança ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta segunda-feira, 01/12, uma caminha para alertar os moradores de Gurupi sobre o aumento soropositivos, principalmente no público mais jovem. “Hoje nós recebemos muitos pacientes jovens do sexo masculino e cada vez mais novos e também temos um número significativo de pacientes jovens homossexuais”, disse Nélida Lima Vasconcelos, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS.

Perfil dos pacientes

Nélida Lima Vasconcelos, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS.
Nélida Lima Vasconcelos, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS.

 Segundo informações do Ministério da Saúde (MS) os casos entre jovens de 15 a 24 anos, do sexo masculinos, cresceu em um década 68% e na população geral, a previsão é que em cada mil pessoas quatro sejam portadores do vírus, que ainda não tem cura. O número é mais assustador quando se trata de jovens gays , pois o número é 20 vezes maior, ou seja, 100 em cada 1.000, sendo que muitos ainda não sabem que possui a doença.

“Hoje em Gurupi temos, aproximadamente, 200 pacientes em tratamento assíduo, sem contar os pacientes que conhecem que são soros positivos que se mudaram ou não querem mais continuar o tratamento que são cerca de 300 pacientes”, disse  Nélida Vasconcelos.

Nos casos dos pacientes que abandonam o tratamento, o Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS da Prefeitura de Gurupi, busca convencê-los a continuar  para minimizar as conseqüências. “Entramos em contato por meio de telefone, vamos atrás e fazemos uma busca quando eles deixam autorizados por meio de documentos; mas, quando eles falam que querem abandonar eles entram como transferência do tratamento”, disse a coordenadora.

Assistência aos soropositivos

Hosptial Suely AguiarEm Gurupi, a Prefeitura mantém um equipe com profissionais para atender os pacientes que vivem com o HIV e oferece, gratuitamente, medicamentos anti-retrovirais que possibilitam uma expectativa de vida normal para os soropositivos, desde que não interrompam o tratamento.

“As pessoas que vivem como HIV têm acompanhamento na Políclínica por meio de  um equipe de  serviço de assistência comporta por médico, farmacêutico e psicólogo que fazem o acompanhamento periódico destas pessoas com consulta, exames para acompanhar o tratamento que tem as medicações gratuitas e são distribuídas de dois em dois meses para os pacientes”, informou Nélida Vasconcelos.

Prevenção

De acordo com a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS de Gurupi, a Secretária Municipal de Saúde tem divulgado nas escolas, faculdades e na Unidades de saúde a importância do sexo seguro e ainda faz testes rápidos de diagnósticos. “Trabalhando com testes rápidos nas Unidades de Saúde, pois hoje é bom ter o diagnóstico e, quanto mais cedo melhor. Vamos também até às escolas, faculdades e para fazermos as campanhas de teste rápido e assim as pessoas possam descobrir sua condição sorológica para saber se é positiva para iniciar o tratamento ou se é negativa. Conscientizamos também a importância da prevenção com o uso de camisinha”, explicou Nélida Vasconcelos.  

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Palmas terá ponto facultativo na sexta-feira após feriado de São José; Justiça Federal suspende expediente no dia 19

17 de março de 2026 - 17:05

Parceria na recuperação da TO-387 com o governo do Tocantins avança e reforça perfil de gestão por resultados do prefeito Wlisses Barros em Palmeirópolis

17 de março de 2026 - 16:48

Grupo Terra Boa anuncia investimentos de R$ 26 milhões em Cariri

17 de março de 2026 - 11:25

LBV entrega kits pedagógicos a crianças em Gurupi (TO) e fortalece o acesso à educação

17 de março de 2026 - 11:06

Após enchente no Córrego Pouso do Meio, Semma convoca donos de barragens para regularização imediata em Gurupi

17 de março de 2026 - 06:36

MPTO recomenda redução de cargos comissionados e novo concurso na Câmara de Paraíso

16 de março de 2026 - 18:01
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.