Por 3 votos a 2, a Corte julgou improcedentes as representações da coligação “A Mudança que a Gente Vê”, do ex-governador Sandoval Cardoso (SD), e do Ministério Público Eleitoral (MPE), referente ao episódio do avião apreendido com dinheiro em Pirancajuba (GO), na campanha eleitoral do ano passado. O caso ainda cabe recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O juiz do TRE-TO, Hélio Eduardo da Silva, acompanhou o relator no caso que entendeu que não ficou provado que os R$ 504 mil apreendidos no avião e os mais de R$ 1 milhão rastreados pela quebra de sigilo teriam sido aportados ou direcionados para a campanha de Marcelo Miranda.
O juiz ressaltou que a Justiça Eleitoral não pode pode cassar o diploma de candidato “apenas com ilações”. Segundo o juiz, as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em casos assim, exigem “provas robustas e incontestes” para cassar o diploma.
Nesta segunda-feira, o juiz Hélio Eduardo da Silva considerou que, como presidiu todo o processo, o voto de José Ribamar Mendes Júnior teve mais consistência.
O juiz eleitoral Zacarias Leonardo, que havia pedido vista em junho, votou, na quinta-feira, 20, pela cassação de Marcelo e Cláudia. A juíza federal Denise Dias Dutra Drumond também votou pela perda de mandato. Já o juiz Henrique Pereira dos Santos acompanhou o relator, contra a cassação. Dessa forma, o placar tinha ficado em 2 a 2, desempatado nesta segunda por Hélio Eduardo da Silva em favor de Marcelo e Cláudia.
Continuar vencendo
O governador Marcelo Miranda soube da decisão do TRE-TO durante a reunião que fazia à tarde com seu secretariado. Então, após a ligação que recebeu, ele anunciou o placar do julgamento. Através de nota da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), Marcelo disse que a decisão o “fortalece, só aumenta a nossa vontade em continuar vencendo as adversidades, advindas do cenário atual nacional e local”. “Posso dizer que está valendo a pena todos os embates diários. Quero dedicar esse resultado a todos os tocantinenses que nos elegeram. A eles e aos demais, quero reafirmar o meu empenho e da minha equipe para retomar a governança deste Estado que todos nós acreditamos. Os desafios sempre existirão, mas estaremos mais fortalecidos diante das dificuldades”, afirmou o governador. (Com informações do Portal CT).