Milhares de estudantes, muitos acompanhados de seus familiares estarão em Gurupi no próximo final de semana para o vestibular do Centro Universitário Unirg, que acontece neste domingo, 05. Um dos problemas que as pessoas que não conhecem a cidade será a falta de sinalização com placas indicativas e sinalização das ruas, podendo provocar acidentes.
A falta de sinalização nas ruas de Gurupi é um problema que atrapalha na educação de condutores de veículos automotores, pedestres e ciclistas. A recente sinalização feita pelo DNIT na extensão da Rua 13 com a Avenida Goiás, ligando as BRs-242 a 153, mostra a necessidade da participação dos Guardas de Trânsito na orientação dos condutores, principalmente quando se trata de faixa de pedestre.
A falta da cultura do respeito à sinalização está presente desde quando o motorista procura uma auto-escola para se habilitar e, sem sinalização nas ruas não adianta ensinar nas escolas para que elas servem.
“Devido a inexistência de sinalização horizontal nas vias, hoje o instrutor de trânsito trabalha com sinalização “imaginaria”, visto que o aluno precisa aprender a se posicionar na via, seja ela de duplo sentido ou mão única”, explica o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Estado do Tocantins – SINDCFCTO, Márcio Rocha.
Ele sugere que o modelo feito na Avenida Goiás e na Rua 13 estenda-se às outras vias, desde que, ofereça mais acessibilidade melhorando o posicionamento das faixas.
“Seria muito bom para essa formação se o trabalho feito na avenida Goiás, fosse expandido para as demais vias, pois assim poderíamos melhorar em muito a formação desses condutores. Quanto a sinalização da Av. Goiás, apesar do enorme avanço, acho que poderia ter se pensado melhor o posicionamento das faixas de pedestre, já que a maioria delas ficaram com barreiras que dificulta a mobilidade”, disse.
O superintendente Municipal de Trânsito, David Henrique Garcia, afirmou ao Portal Atitude que nos próximos 30 dias a Prefeitura irá dar sequência aos trabalhos de sinalização horizontal e vertical.
“Vamos estender em toda região Central de Gurupi. No dia 08 está previsto acontecer o processo de licitação para contratarmos a empresa que vai fazer o serviço, incluindo todo material para começar no máximo em 30 dias”, disse Garcia.
O Superintendente afirmou que os pontos estratégicos, como entrada e saída da cidade, também serão sinalizados.
“Vamos sinalizar as principais Ruas e Avenidas de Gurupi e nas ruas afastadas do Centro, principalmente em regiões onde nem os motoristas que moram em Gurupi não consegue se localizar, agora imagine para as pessoas que vem de fora. Vamos ter sinalização nas saídas Sul, Norte, Leste e Oste. Vai ficar uma cidade com cara de Capital”, garantiu.
Ele informou que os canteiros também serão adequados nos lugares onde houver faixa de pedestre, como a que encontra-se na frente da Câmara Municipal.
“Vai ser quebrado o meio-fio e vamos fazer rampas de acessos na largura da faixa nos dois lados dos canteiros”, disse.