A ex-secretária de Estado da Educação e Cultura (Seduc) no governo de Siqueira Campos, Adriana da Costa Pereira Aguiar, foi escolhida pelo governador interino, Mauro Carlesse, para assumir novamente a pasta. Outro nome escolhido pelo governador foi o do administrador Renato Jayme da Silva à Secretaria de Estado da Saúde.
por Wesley Silas
Adriana Aguiar é um nome de Gurupi escolhido pelo governador Mauro Carlesse. A escolha do nome de Adriana Aguiar promete agradar a classe dos educadores por ser uma funcionária de carreira da Seduc e devido suas experiências em gestão escolar.
Adriana Aguiar disse que vai executar suas funções com transparência e compromisso com a educação, área que atua desde os 16 anos de idade. “Tenho a experiência de ter passado por todas as etapas dentro de uma escola, na diretoria regional de ensino, até chegar a gestora da área. Isso facilitará muito mais a nossa atuação e nós estamos confiantes em nova gestão e em um Nov tempo”, disse a secretária.
Perfil
Adriana da Costa Pereira Aguiar é formada em Pedagogia pela UNIRG/TO, especializou-se em Planejamento, Orientação Educacional e Gestão Escolar. Como Servidora Pública Estadual do Estado do Tocantins, foi Docente, Coordenadora, Supervisora Pedagógica e Diretora Regional de Ensino de Gurupi. Assumiu a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Tocantins em 2014. Conquistou o Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada – 1° lugar/2003, o Prêmio”Quer Para Ver”; da Fundação Abrinq e Natura, 1° lugar da Região Norte/2005/ o Prêmio ILA (Internacional Leadership Award) do CONSED e do BRITISH COUNCIL/2010; e o Prêmio Nacional em Referência em Gestão Escolar do CONSED, AMERICAN COUNCIL e Fundação Roberto Marinho/2011. Atualmente era assessora técnica em Educação na Associação Tocantinense de Municípios.
Secretária de Saúde
Na noite da quinta-feira, 29, Carlesse anunciou o nome de mais um auxiliar de seu Governo. O administrador Renato Jayme da Silva assumiu a Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o Governador, a escolha foi por critérios. “Os problemas são muitos, mas tenho a confiança que o escolhido irá fazer o melhor pela população tocantinense”, afirmou Mauro Carlesse.
Renato Jayme disse que vai valorizar a gestão montando uma equipe de pessoas capacitadas para trabalhar com planejamento, controle de tudo que se faz e medição de resultados. Disse que as prioridades da saúde são muitas, mas que pretende conhecer de perto a real situação do setor e realizar ações emergenciais. “Vamos mobilizar os profissionais, o corpo técnico para que a gente possa resolver uma série de ações para reduzir o sofrimento do cidadão nas filas dos hospitais”, adiantou.