O serviço já está disponível e, nos próximos 30 dias, passará por ajustes, com o objetivo de aprimorar o aplicativo, a partir do fluxo das demandas. O sistema foi desenvolvido sem recursos da Prefeitura e é fruto de termo de cooperação entre a empresa Br Pav e as secretarias municipais de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte e de Infraestrutura e Serviços Públicos.
De acordo com o prefeito, o “Alô pequi é um importante instrumento de transparência da gestão. “A audácia desse projeto é muito grande, pois expõe as dificuldades. Mas não medimos esforços para planejar e executar. Como é bom poder participar de uma gestão que não se trata de um prefeito, ou de uma equipe, mas de uma cidade inteira que se juntou em prol de um projeto de construir um lugar melhor para se viver e estamos indo no caminho certo”, declarou Amastha.
“É uma ferramenta com o objetivo único de facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos”, complementou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila.
Para Christian Zini, titular da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, o aplicativo vai permitir que os cidadãos estejam ainda mais próximos da gestão. A ideia é que o sistema atenda também a outras áreas, como saúde. “Queremos que em breve, com as atualizações do aplicativo que iremos fazer, a gente possa expandir para as demais secretarias, como a saúde, atendendo a denúncias de locais que possam ter foco de dengue, por exemplo. Com isso, teremos a população participando, nos ajudando. A população estará mais do que nunca mais próxima da Prefeitura”, ressaltou o secretário.
O que é o “Alô Pequi”
Aplicativo gratuito desenvolvido para que o cidadão possa solicitar serviços públicos, como tapa buracos, poda de árvores, limpeza urbana, iluminação pública e veículos estacionados em locais proibidos. Caso o cidadão não disponha de smartphone, poderá entrar em contato com a Central “Alô Pequi” pelo telefone 2111-0614.
Como funciona
O cidadão baixa o aplicativo, através dos sistemas IOS, Windows Phone, Android. É necessário fazer um breve cadastro, com nome, CPF, email e senha. O sistema permite abrir uma solicitação e acompanhar a execução do serviço, por meio de imagens do “antes” e “depois”. Para facilitar o atendimento, foram criados departamentos que tratarão de demandas específicas, como “iluminação pública” e “tapa buracos”. O aplicativo possui, ainda, o sistema de geolocalização, que permite identificar o local exato da demanda e dar mais agilidade à solução do problema.