Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 25 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Dor de garganta se torna mais comum com a variante Ômicron
Cidades

Dor de garganta se torna mais comum com a variante Ômicron

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins2 de fevereiro de 2022 - 00:363 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A variante Ômicron da Covid-19, segue contaminando com rapidez mais pessoas devido ao seu alto poder de transmissão. Médicos especialistas que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes de Covid-19 avaliam que, além da maior rapidez na transmissão, os sintomas dela são diferentes das variantes anteriores.

O médico Estevam Rivello, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Capital (Samu) e também  em prontos atendimentos, explica que alguns estudos científicos sobre as variantes do coronavírus (SARS-Cov-2), revelam que ainda não há informações de que surgiram diferenças. Mas com o atendimento diário dos pacientes, as principais queixas da Ômicron são principalmente de dor de garganta e redução das típicas perdas de paladar e olfato.

O médico observa que as variantes geralmente não alteram a forma como a doença se manifesta, isso na apresentação clínica do paciente.

 

“O que tem chamado atenção são os sintomas mais brandos e leves da doença. O que faz a pessoa achar que não é Covid-19. Mas é fundamental entender que se sentir algum sinal ou sintoma respiratório (tosse, coriza, espirros etc.), por mais leve que seja, tem de suspeitar que pode ser Covid”, orienta.

Em Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) disponibiliza um centro exclusivamente para testagem na USF da ASR SE 75 (712 Sul), com agendamento no site; quatro unidades Sentinelas (Arno 61; Eugênio PInheiro, 1Arse 131 e Santa Fé) para atendimento médico e testagem para os casos de síndromes gripais e Covid-19; além do atendimento para casos de urgência nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs Sul e Norte).

Internações reduzidas

Mesmo com alta capacidade de transmissão, o médico destaca a redução do número de internações em enfermarias e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pela nova variante. “Os números mostram que houve uma diminuição da mortalidade. Então, significa que a tática de vacinar, de se proteger com máscara, evitar aglomeração, fazer uso do álcool em gel, são condutas que as pessoas devem continuar tendo, para assim minimizar o contágio com a doença e evitar complicações que podem surgir com a Covid”, recomenda.

O médico reforça ainda que com o número maior de pessoas  vacinadas, os sintomas da Ômicron parecem se concentrar no sistema respiratório superior (nariz, garganta etc.). “Os sintomas podem aparecer de dois a 12 dias após a exposição ao vírus, tempo que pode variar na variante, já que a sua incubação parece ser de três a quatro dias. Neste período, a pessoa pode sentir febre, calafrios, tosse, dificuldade para respirar, cansaço, dor muscular ou no corpo,  dor de cabeça, perda de olfato e paladar, dor de garganta, congestão nasal ou coriza,  náusea ou vômito e diarreia”, citou o profissional.

Para Estevam,  a Ômicron e as cepas anteriores são parecidas, mas a nova variante tem particularidades que já foram observadas pelos cientistas. “A duração dos sintomas é mais curta, pois antes, a síndrome gripal durava de uma a duas semanas. Na Ômicron, esse tempo é de três a quatro dias na maior parte das pessoas vacinadas”, informa.

Conforme o médico, nas crianças, esse período é ainda menor, de um a dois dias. “Temos também um maior risco de transmissão doméstica. Agora com a variante, o risco de passar a doença para familiares que moram na mesma casa é  maior”, alerta.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Josi Nunes anuncia implantação do Serviço de Acolhimento Familiar para crianças e adolescentes em Gurupi

24 de junho de 2026 - 18:09

Construtora inicia montagem de canteiro para as obras da segunda etapa do Hospital Geral de Gurupi, anuncia deputado Eduardo Fortes

24 de junho de 2026 - 11:41

TCETO determina suspensão de contrato para gestão das UPAs de Palmas

23 de junho de 2026 - 15:09

Gurupi prepara megaestrutura para o Arraiá da Amizade 2026 com três noites de cultura, competição e grandes shows

23 de junho de 2026 - 11:12

Prefeitura de Formoso confirma aporte de R$ 800 mil do Governo, mas afirma que não dispõe de recursos próprios para restante das despesas

23 de junho de 2026 - 10:46

Prefeitura de Cariri cancela uso de recursos públicos na Agrosoja 2026 após parecer jurídico

22 de junho de 2026 - 21:20
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.