O projeto do professor de educação física, Saulo Di Silva Oliveira, visa ocupar estruturas como a área do Ginásio Poliesportivo da Unirg no Setor Malvinas, campos de futebol obsoleto e quadras de esportes espalhadas em várias regiões de Gurupi e dar lugar às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “O consumo das drogas e a criminalidade aumentaram e a iniciação esportiva é um meio para ocupar o tempo ocioso que as crianças e adolescentes têm”, resumiu.
A proposta apresentada aos vereadores de Gurupi na manhã desta terça-feira, 25, visa parceria entre instituições como a Unirg, Prefeitura Municipal e escolas municipais e estaduais em um projeto que visa remediar uma ferida social que poucos têm coragem tratar.
“O consumo das drogas e a criminalidade aumentaram e a iniciação esportiva é um meio para ocupar o tempo ocioso que as crianças e adolescentes têm, e, levando eles à prática esportiva, ofereceremos possibilidades para que estes alunos -cidadãos não entrem no mundo das drogas e da criminalidade”, explica o professor.
Além de aulas de iniciação esportiva, o projeto propõe criar um ambiente educativo e trabalhar com dilemas culturais por meio de ocupação de áreas como a do Ginásio Poliesportivo da Unirg no Setor Malvinas, conforme foi mostrado em uma reportagem publicada neste Portal de Notícias.
“O esporte é uma ferramenta que vai proporcionar para que o individuo entenda o contexto social para que eles possam respeitar o próximo como o que tem olho claro ou escuro, cabelo liso ou enrolado, as diferenças de gêneros; ou seja, ensinar ao aluno a conviver com o que tem dentro da sociedade com ferramenta do esporte”, explica.
Para colocar em prática o projeto, há necessidade de parceria, em especial entre a Unirg, Prefeitura e escolas.
“Temos a prefeitura entraria com os espaços físicos, a Unirg que forma de seis em seis meses profissionais na área de educação, educação física e psicologia, pois lá temos estagiários que poderiam aliar os trabalhos acadêmicos em parceria dos professores da rede estadual e municipal”, exemplifica.
A ideia inicial do professor será montar pólos esportivos em quatro regiões vulneráveis para que no futuro as crianças e jovens possam interagir em convivência harmônica por meio de competições esportivas.
“Este treinamento costuma ser fácil e nós chamamos de jogos entre as quatro estruturas e com o passar do tempo vai aumentando as estruturas e os quadros”.
De acordo com o professor, o projeto propõe também trabalhar com alunos que ficam ociosos após serem suspensos das escolas por indisciplina em sala de aula.
“Poderemos trabalhar com os alunos com problemas de indisciplinas e, provavelmente, este menino ou menina será inserido em um projeto esportivo ou qualquer outro tipo de projeto – até porque crianças e adolescentes sempre gostam do esporte”, concluiu.