No último domingo (14-06) foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue por meio de uma campanha a nível nacional que leva o tema da OMS deste ano é “Obrigado por salvar minha vida”. Com o slogan “Doe voluntariamente, doe frequentemente. Doar sangue é importante”.
Com a chegada da temporada da praia e de férias todos os anos o Hemonúcleo de Gurupi busca incentivar doadores voluntários, ante de fazer as suas viagens e ajudem a salvar vidas e quem saiu na frente foi e equipe da AGAB que reservou uma manhã para doar sangue – um gesto que pode salvar vidas.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a doação de sangue é feita nos serviços de hemoterapia públicos e privados. Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no Brasil, seguidos dos serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que respondem por 29 % e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%.
Para doar sangue é necessário que a pessoa tenha entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, nem fumado pelo menos duas horas antes do ato voluntário e também evitar alimentos gordurosos.
Como doar em Gurupi
O Hemonúcleo de Gurupi funciona, para a doação de sangue, de segunda-feira à sábado, das 7 às 12 horas, e fica na Rua 01, entre as avenidas Pernambuco e Ceará. O telefone para contato é (63) 3312-2237.