Após a alta médica, Camila, a terceira gemelar, necessitou de cuidados médicos, inclusive, de Unidade Neonatal de Terapia Intensiva, em Palmas. Nesta semana ela está internada na pediatria do HRG e a mãe, que deixou de amamentar as trigêmeas há alguns dias, decidiu retomar a amamentação, o que é chamado de relactação. Esse trabalho está sendo realizado pela equipe do Banco de Leite Humano do HRG.
A responsável pelo Banco de Leite do hospital, Gisela Guadalupe, explica que a relactação é um processo em que a mãe decide retornar a amamentar e produzir leite, e isso é possível com técnicas de massagem. Segundo ela, como as bebês já tiveram contato com o seio, elas não terão dificuldade em retornar a essa atividade.
![Trigemeas-300x169 Equipe do Banco de Leite do HRG auxilia na relactação da mãe de trigêmeas Trigemeas-300x169 Equipe do Banco de Leite do HRG auxilia na relactação da mãe de trigêmeas](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Trigemeas-300x169.jpg)
“É muito importante esse desejo da mãe de relactar. Vamos massagear as mamas, colocar a bebê para sugar o peito, tentar e esperar que obtenhamos sucesso”, informou.
Elvira conta que amamentar três crianças não é fácil e sabe da importância do leite materno para as bebês. Por esse motivo quer voltar a dar seu leite às filhas, em especial à Helena. “Ela fica meio doentinha e por isso quero voltar a amamentá-la porque o leite materno é o melhor alimento e sei que vai protegê-la de doenças. Estou com esperança de que ela se adapte ao peito novamente e que eu volte a ter muito leite”, conta.
No Hospital de Gurupi, Elvira está sendo acompanhada por enfermeiros, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo.