Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 5 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Pesquisa indica falha no conhecimento sobre métodos contraceptivos entre adolescentes em Gurupi
Cidades

Pesquisa indica falha no conhecimento sobre métodos contraceptivos entre adolescentes em Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins25 de agosto de 2014 - 12:593 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O conhecimento sobre as formas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez foi avaliado entre estudantes com idade entre 12 e 17 anos, em uma escola pública e outra particular de Gurupi. Os resultados indicam que, diante do alto índice de gravidez na adolescência, os jovens possuem um conhecimento irreal e superestimado em relação ao tema. O trabalho foi publicado na revista científica do Centro Universitário UnirG, Amazônia Science & Health v.1 n.3 (2013).

 O estudo foi desenvolvido pelo farmacêutico egresso da UnirG, Esp. Vanderson Ramos Mafra, e por uma equipe de professores formada pelo Dr. Gustavo José von Glehn dos Santos, do Centro Universitário UnirG; Me. Sabrina Paiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e Drª Elisângela Elena Nunes Carvalho, da Universidade Federal de Lavras.

 Os dados foram coletados em agosto de 2010, em forma de entrevista com questionários. Participaram da pesquisa 250 alunos, sendo 191 de escolas públicas 59 de escolas particulares. A maioria dos participantes foi do sexo feminino.

Unirg pesquisa Grande parte dos entrevistados de ambas as escolas, 98,8%, afirmaram conhecer pelo menos um método contraceptivo. O preservativo foi o mais citado (98%), seguido pela pílula do dia seguinte (43,6%), medicamento de uso oral (38%), injetável (21,6%) e diafragma (16,4%). Além disso, os jovens classificaram o conhecimento que possuem sobre o tema, como suficiente e bom.

 Os pesquisadores ressaltam porém, que segundo dados de 2009, da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins nasceram 6.707 bebês de mães adolescentes, uma média de 18,37 crianças nascidas por dia. Com relação aos nascidos vivos nos grupos de mães com idades entre 10 e 14 anos, o estado do Tocantins ficou em quarto lugar, com 1,5%, empatado com estado do Amazonas e ficando atrás apenas dos estados do Maranhão (27,9%) e do Pará (27,7%).

“A questão da gravidez na adolescência é recorrente e a anticoncepção é apontada como uma solução para o problema, mas isso não é uma questão simples em nenhuma faixa etária, muito menos na adolescência”, afirma o farmacêutico Vanderson Ramos Mafra.  

Unirg Pesquisa2 Ainda segundo a pesquisa, os dados indicam um conhecimento superestimado, errôneo e irreal do jovem sobre o assunto. Isso pode estar relacionado a diversos fatores, como a falta de orientação, ou orientação sexual inadequada por parte dos familiares e educadores, além da constatação da falta de maturidade com relação à responsabilidade psicossocial do jovem.

 Ainda segundo o estudo, a ausência de informações de boa qualidade sobre métodos anticoncepcionais na adolescência traz complicações sociais com repercussões não somente para a mãe jovem como também para a criança, a família e toda a sociedade.

 

Os pesquisadores ressaltam que os dados permitem sugerir a formulação de propostas de modificações no sistema de ensino adotado pelas escolas, buscando métodos mais eficientes para a conscientização tanto dos alunos quantos dos pais e professores responsáveis.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

IPTU 2026: pagamento à vista garante desconto de até 20% em Gurupi

5 de maio de 2026 - 12:39

ACIG e Unimed Gurupi anunciam condição especial para o mês maio com 50% de desconto na primeira mensalidade para novas contratações

4 de maio de 2026 - 23:09

Resgate da Alma chega à 10ª edição e reúne 75 homens em Palmas, consolidando projeto de transformação social e espiritual

4 de maio de 2026 - 09:40

MPTO recomenda que Prefeitura de Palmas nomeie aprovados em concurso da Saúde antes do fim da validade

4 de maio de 2026 - 09:34

Gurupi assume protagonismo ambiental e torna-se o único município do Tocantins a emitir autorizações para desmatamento via Sinaflor

30 de abril de 2026 - 18:36

UBS Vila Nova: Prefeita Josi Nunes assina ordem de serviço para construção da maior UBS da cidade com investimento de R$ 4,3 milhões

30 de abril de 2026 - 17:02
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.