Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 15 setembro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Prefeita Josi e Secretária de Estado de Educação, Adriana Aguiar publicam nota de pesar pelo  falecimento do  escritor José de Ribamar
Cidades

Prefeita Josi e Secretária de Estado de Educação, Adriana Aguiar publicam nota de pesar pelo  falecimento do  escritor José de Ribamar

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins26 de julho de 2021 - 17:023 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

por Wesley Silas

Natural de Dueré, José Ribamar dos Santos, o poeta e cordelista morava há vários anos em Gurupi onde foi o titular da cadeira nº 01 da Academia Gurupiense de Letras e ocupou. Ele também foi servidor público do município e durante vários anos manteve uma banca na Feira Coberta Central de Gurupi, onde comercializava literatura de cordel. Ele faleceu no domingo, 26, em decorrência de uma pneumonia.

Confira as notas de Pesar.

Nota de Pesar – José de Ribamar

É com imenso pesar que a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento do Senhor José de Ribamar Alves dos Santos, de 63 anos, ocorrido neste domingo, 25, em Gurupi.

José Ribamar era agente de vigilância no município e trabalhava na Secretaria de Saúde. Foram 22 anos dedicados ao serviço público municipal com muita competência e presteza. José Ribamar deixa um grande legado à nossa cidade também na área cultural. Ele foi um dos fundadores da Academia Gurupiense de Letras (AGL), onde ocupava a cadeira de número 01, e durante anos manteve uma banca na Feira Coberta de Gurupi, onde comercializava literatura de cordel.

Neste momento de dor, a prefeita e vice-prefeito se solidarizam com familiares e amigos que choram essa perda.

Josi Nunes

Prefeita de Gurupi

Gleydson Nato

Vice-prefeito de Gurupi


Nota de Pesar – José de Ribamar Alves dos Santos

José de Ribamar foi um dos fundadores da Academia Gurupiense de Letras (AGL), onde ocupava a cadeira de número um e também foi servidor público do município de Gurupi

A literatura gurupiense está órfã. Perdemos o poeta e cordelista José de Ribamar Alves dos Santos. Esse querido amigo que, durante a época em que eu estive à frente da gestão da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, colaborou com projetos literários desenvolvidos na unidade de ensino. Esta homenagem se dá em nome de todos os estudantes, professores e demais servidores da escola que, naquela época, conviviam com tanto carinho com nosso eterno apaixonado pela literatura de cordel.

Na literatura popular, ele encontrou a mais legítima forma de expressão e sua partida deixa um vazio em nossos corações. Seus versos nos tocavam profundamente e tenho certeza de que continuarão nos tocando. Estarão em nossa memória e nas páginas das antologias das quais teve poemas publicados ou do seu livro “A Rosa de Ouro & Outros Poemas”.

José de Ribamar Alves dos Santos foi um dos fundadores da Academia Gurupiense de Letras (AGL), onde ocupava a cadeira de número um e também foi servidor público do município de Gurupi. Sua presença era marcante na Feira Coberta Central de Gurupi, onde comercializava Literatura de Cordel. Neste momento de dor e tristeza, deixo minha solidariedade a todos os familiares e amigos. Rogo a Deus, pedindo o Seu consolo ao coração de cada um.

Adriana Aguiar

Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Cariri amplia atendimento especializado e lança projeto voltado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de pele

15 de setembro de 2026 - 19:06

CTG Querência do Norte abre reservas para Jantar e Baile da Semana Farroupilha em Gurupi

11 de setembro de 2026 - 11:33

Acusado de matar jovem e por quatro tentativas de homicídio e deixar uma pessoa paraplégica em tiroteio na Copa do Craque vai a Júri Popular na próxima sexta 

11 de setembro de 2026 - 11:05

Dom José Brito Guimarães preside missa na 57ª edição do festejo de Nossa Senhora da Abadia em Gurupi

10 de setembro de 2026 - 20:44

Novo shopping de Palmas começa a ganhar forma com 120 lojas e roda-gigante de 50 metros

10 de setembro de 2026 - 16:58

Comarca de Formoso do Araguaia adota teletrabalho de 9 a 21 de setembro para mudança ao novo Fórum

10 de setembro de 2026 - 09:05
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.