Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 1 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Educação»Cultura»Títulos de cidadãos tocantinenses sugeridos por Josi serão entregues nesta quinta,24
Cultura

Títulos de cidadãos tocantinenses sugeridos por Josi serão entregues nesta quinta,24

Moura LimaPor Moura Lima22 de abril de 2014 - 17:014 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por meio de Projetos de lei de autoria da deputada estadual Josi Nunes(PMDB) serão entregues nesta quinta-feira,24, os títulos de cidadão tocantinenses

Os títulos serão entregues ao jornalista Zacarias Martins,  ao ginecologista e  obstetra Eduardo Henrique Vital Godinho, ao escritor Moura Lima e a Biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes.

 

 

 

A solenidade acontece as à 9 horas da manhã no plenário da Assembleia Legislativa. Na ocasião, Maria da Penha, responsável direta pela edição da Lei que leva seu nome,  não estará presente, mas enviará um representante.

 

 

 

Confira os perfis:

 

 

 

Zacarias Martins

 

 

 

Zacarias Gomes Martins nasceu em 23 de julho de 1957. Escritor premiado nacionalmente, poeta, cronista, ativista cultural e jornalista profissional com formação pelo Centro Universitário Unirg e de atuação destacada, Zacarias Gomes Martins tem publicado seis livros de poesias: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004). Em 2008, publicou o seu primeiro livro de crônicas “Histórias da História de Gurupi”, livro indicado por duas vezes para o vestibular do Centro Universitário Unirg. Participa com trabalhos em várias antologias literárias no Brasil e no exterior.

 

 

 

Eduardo Godinho

 

 

 

Filho de João Oliveira Godinho, Coronel ex-Comandante  do Corpo de Bombeiros Estado de Goiás, Eduardo Henrique Vital Godinho é formado em Medicina pela Universidade de Nova Iguaçu, RJ. Especializado em Clinica Medica, UNIRIO, RJ. Especializado em Ginecologia e Obstetricia UFMS, MS. Sub Especialidade em Transplante Capilar, EUA. Sub Especialidade Reprodução Humana, DF. Sub Especialidade Cancerologia Pelvica, UFMS, MS. Professor de medicina legal da UFT e vice presidente da comissão de insalubridade do estado Tocantins.

 

 

 

Moura Lima

 

 

 

O escritor Moura Lima, autor de 10 livros publicados é membro da Academia Tocantinense de Letras e pertence também a Academia Piauiense de Letras e; em 2007, recebeu da Assembleia Legislativa do Piaui o título de Cidadão Piauiense um reconhecimento que teve a participação dos escritores Willian Palha Dias, Herculano Moraes e Franscisco Miguel de Moura.

 

Premiado pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, com o título “Personalidade Cultural”, suas obras estão entre as mais estudas dentre os escritores do Tocantins. Em 2012, o  romance Serra dos Pilões-Jagunço e Tropeiro  foi escolhido para Tese de Doutorado pela Prof.ªTereza Ramos de Carvalho, da UNB.  Na sua trajetória de obra bem sucedida e já foi alvo de três teses de doutorado, sendo duas na Universidade Federal Fluminense-RJ e outra na UNB.  Serra dos Pilões é o primeiro romance regional do Tocantins, e na sua marcante trajetória pelos rincões brasileiros, foi divulgando o sertão do Jalapão, que ainda não era conhecido. Outra obra premiada do escritor Moura Lima é o Chão das Carabinas que também foi objeto de estudo de escritores, dentre eles o , Romancista, Historiador e Magistrado,  William Palha Dias.

 

 O escritor é também conhecido por outras obras regionalista como Solidões do Araguaia, romance inédito; Veredão – Contos Regionais e Folclóricos ,O Caminho das Tropas , Mucunã – Contos e Lendas do Sertão ; Chão das Carabinas – Coronéis, Peões e Boiadas e Negro d’Água – Mitos e Lendas do Tocantins.

 

 

 

Maria da Penha

 


Cearense de Fortaleza, Maria da Penha é farmacêutica bioquímica pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Parasitologia em Análises Clinicas, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Presidenta do Instituto Maria da Penha, aposentada.Em maio de 1983 Maria da Penha foi vitimada por seu então marido, Marco Antonio Heredia Viveros com um tiro nas costas enquanto dormia, que a deixou paraplégica. Sua luta contra a violência doméstica contra a mulher deu origem ao  projeto de lei  que  após  aprovado por unanimidade  na Câmara e no Senado Federal   em 07 de agosto de 2006 , foi transformado como  Lei Federal 11340 – Lei Maria da Penha.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Moura Lima

    Moura Lima, escritor, romancista, contista, ensaísta, advogado, pós-graduado em Língua Portuguesa, membro fundador da Academia Tocantinense de Letras, pertence à Academia Piauiense de Letras. Autor do primeiro romance regional do Tocantins: Serra dos Pilões - Jagunços e Tropeiros.

    Postagens relacionadas

    Amélio Cayres participa da tradicional Festa do Peixe em São Sebastião do Tocantins

    23 de maio de 2026 - 17:54

    Legado de Anna Nery: pioneira da enfermagem brasileira inspira novas homenagens e projetos institucionais

    21 de maio de 2026 - 04:40

    Projeto Viola de Buriti do Jalapão mantém viva a memória do mestre Maurício Ribeiro e fortalece a cultura tradicional jalapoeira

    20 de maio de 2026 - 22:30

    Comunidade Tapirapé homenageia procurador da Funai, Lusmar Soares, por atuação em demarcação de terra indígena em Mato Grosso

    17 de maio de 2026 - 11:36

    Canto Quebrado, livro de contos de Ronaldo Teixeira, inicia pré-venda por editora de SP

    16 de maio de 2026 - 08:58

    Evento de capoeira ‘Aqui é Minha Casa’ acontece nesta semana na Capital com apoio da Prefeitura de Palmas

    13 de maio de 2026 - 20:37
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Quem Somos
    • Política de Privacidade
    • Contato
    © 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.