Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 3 novembro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Araguaina»Prefeitura de Araguaína abre inscrições para concessão de crédito educativo universitário
Araguaina

Prefeitura de Araguaína abre inscrições para concessão de crédito educativo universitário

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins8 de março de 2023 - 17:393 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

por Redação

A Prefeitura de Araguaína está com as inscrições abertas para o processo seletivo que oferece crédito educativo a estudantes do ensino superior no município. O benefício é destinado a acadêmicos que possuam renda individual ou familiar insuficiente para custear as mensalidades e matrícula. Atualmente, 40 acadêmicos estão recebendo o auxílio.

O benefício é destinado a acadêmicos que possuam renda individual ou familiar insuficiente para custear as mensalidades e matrícula

Para se inscrever é necessário comparecer ao Departamento de Crédito Educativo, localizado na Secretaria da Fazenda do Município e apresentar toda a documentação descrita na Lei 3.214/2021 e no Decreto nº 057/2021, até o dia 31 de março. Os estudantes poderão ser contemplados com o financiamento de 20% a 50% do valor total da mensalidade, de acordo com a renda bruta familiar, podendo chegar a 60% para estudantes de medicina que optem por fazer o abatimento do saldo devedor por meio de prestação de serviços profissionais após concluir o curso.

A triagem dos candidatos será realizada por uma comissão julgadora que irá elaborar um parecer técnico e social. O prazo também vale para os estudantes que precisam solicitar a renovação do crédito educativo e deverão entregar a documentação na Secretaria da Fazenda.

As faculdades que fazem parte da parceria com o Município são a FACIT (Faculdade de Ciências do Tocantins), com os cursos de Análise de Sistemas e Medicina Veterinária, e o UNITPAC (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos), com os cursos de Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Medicina e Sistemas de Informação.

Para verificar todos os critérios de concessão do crédito, basta acessar o Decreto nº 057/2021, por meio do link: https://bit.ly/3T2hCeJ

Investindo na educação

O recurso utilizado para o Crédito Estudantil é proveniente do ISS (Imposto Sobre Serviços) pago pelas instituições de Ensino Superior de Araguaína. Além de possuir renda insuficiente para custear as mensalidades, o estudante também precisa comprovar que reside em Araguaína há pelo menos 8 anos.

O pagamento do Crédito Estudantil pode ser parcelado em até 120 vezes e só deverá ser iniciado 12 meses após o fim do prazo normal de duração do curso, com exceção do curso de medicina que tem prazo de 30 dias para o início do pagamento após a conclusão do curso. Caso exista interesse do Município e do estudante, o saldo devedor também poderá ser abatido por meio da atividade profissional, além de ser possível realizar a amortização da dívida durante todo o curso.

O estudante que tiver mais de uma reprovação no semestre anterior à solicitação do crédito ou mais de cinco disciplinas acumuladas ao longo do curso não poderá receber o financiamento. Além disso, após ganhar o direito ao financiamento, aquele estudante que reprovar em mais de 2 disciplinas no semestre e possuir mais de 10 disciplinas acumuladas ao longo do curso, fica impedido de renovar o financiamento no semestre seguinte e de solicitar um novo crédito.

Destaque
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Mulher morre após explosão de botijão de gás provocar incêndio em residência no Tocantins

3 de novembro de 2026 - 00:08

Cooperfrigu celebra 22 anos do Programa Socioambiental COOPERAR com festa gigante para crianças em Gurupi

2 de novembro de 2026 - 13:12

Gurupi terá festival gastronômico com premiação de até quatro salários mínimos

30 de outubro de 2026 - 15:51

Criança é socorrida inconsciente após grave acidente entre caminhonete e caminhão na BR-153

30 de outubro de 2026 - 13:38

Obras no Viaduto Central da BR-153 interditam trecho em Gurupi nesta semana e na próxima

29 de outubro de 2026 - 15:57

Jorge Guardiola ministra palestra sobre investigação criminal e medicina legal na UnirG em Paraíso

29 de outubro de 2026 - 14:08
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.