A expectativa é que trinta e cinco mulheres participem do campeonato
por Redação
Há alguns anos, o automobilismo era um esporte predominantemente masculino. Mas, essa realidade está mudando no mundo todo, já que as mulheres estão ocupando e participando de vários campeonatos.
Em Palmas, o kartismo está com novas integrantes: as mulheres que dominaram a pista do Kartódromo Rubens Barrichello. A I Copa Yano do Batom de Kart será divida em quatro etapas, a primeira será realizada no dia 17 de agosto, a partir das 15 horas.
A categoria batom foi criada para integrar as mulheres no Kart e desenvolver as habilidades delas na prática deste esporte, bem como o fomento do automobilismo no estado.
Apaixonada pelo kart, Swellen Yano, que é advogada e coach e também pilota nas horas vagas, está à frente do campeonato e explica que a copa é uma maneira de apresentar também o esporte às mulheres, já que aqui no Tocantins, o automobilismo ainda é visto como um esporte masculino.
“A mulher também deve ocupar esse espaço no kartismo. É um esporte que envolve toda a família e apresenta inúmeros benefícios para a saúde. Esta modalidade mostra que podemos continuar femininas em um ambiente como o Kartismo”, comenta Susan Yano.
Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelos números: 63 – 9 9280 5665 ou 99931 6687.
Treinos
Os treinos estão sendo realizados aos finais de semana, sendo livres e coletivos. No treino livre, a participante aprimora a técnica, o traçado e também o ajuste do carro. Já no treino coletivo, ela desenvolve habilidade de ultrapassagem e estratégia. Com o treino, a pilota passa a ter mais dominio e confiança na direção, conhece a pista, os buracos e o grau das curvas.
I Copa Yano do Batom de Kart – Etapas:
1ª Etapa – 17/08
Local: Kartódromo Rubens Barrichello
Pista: 01 – Voltas: 20
2ª Etapa – 21/09
Local: Kartódromo Rubens Barrichello
Pista: 02 – Voltas: 20
3ª Etapa – 12/10
Local: Kartódromo Rubens Barrichello
Pista: 03 – Voltas: 20
4º Etapa – 07/12
Local: Kartódromo Rubens Barrichello
Pista: Principal – Voltas: 15