No período da manhã, o Colégio São Geraldo, de Paraíso, venceu no basquetebol, enquanto as equipes do Colégio Dom Bosco e da Escola Municipal Darcy Ribeiro, ambas de Palmas, conquistaram medalhas no voleibol feminino e masculino.
Em partidas bastante equilibradas, as equipes disputavam ponto a ponto a vitória na final estadual dos Jets, para alunos de 12 a 14 anos. Na primeira partida desta tarde, o time da Escola Estadual Carmênia Matos Maia, de Porto Nacional, venceu o jogo contra a equipe do Colégio Estadual Antônio Carlos de França, de Ponte Alta do Bom Jesus, por dois sets a um, parciais de 25 x 18, 22 x 25 e 15 x 7. Conforme as regras dos Jets, apenas a final é disputada em uma melhor de cinco sets.
Capitã do time de Porto Nacional, Giovana Medrado, de 13 anos, destacou a dedicação da equipe, mesmo quando a partida foi para o set de desempate. A atleta, que conquistou vaga nos Jogos Nacionais disputando Badminton, lembrou que esta foi a primeira vez que o time chegou às finais estaduais em Palmas. “É muita felicidade e valeu a pena o nosso treinamento. No ano passado nós não passamos da etapa regional e hoje conquistamos a medalha de bronze”, comemorou.
Na final, uma emoção a mais deu a tônica da partida disputada entre o time do Colégio Dom Bosco e o do Colégio Estadual de Cristalândia. Com dois sets a zero para a equipe de Palmas, a partida parecia seguir um rumo tranquilo para as vencedoras. Contudo, o aguerrido time de Cristalândia, no terceiro set, conseguiu se defender dos ataques adversários e quase levou o jogo para o tie break. No final, as meninas da Capital fecharam o jogo em três sets a um, com parciais de 25 x 21, 25 x 14, 24 x 26 e 26 x 24.
Destaque do time do Dom Bosco, Lorena Mendes, de 14 anos, disputou sua última partida no time formado por alunas de 12 a 14 anos. Para ela, o próximo passo da equipe é intensificar os treinamentos para conseguir bons resultados em Fortaleza, no mês de setembro. “A sensação que fica, com uma vitória dessas, é muito boa. Nós nos dedicamos muito e agora vamos nos dedicar ainda mais”, completou.
Vôlei Masculino
Já nas disputas masculinas, o terceiro lugar ficou com o time do Colégio Estadual Professor Vicente José Vieira, de Barra do Ouro. Em uma partida vencida por dois sets a zero, o que chamou a atenção foi a quase virada do time do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional. Com um set a zero e um placar que mostrava 24×11, no set decisivo, o time portuense conseguiu defender 11 match points e quase virou o jogo. Contudo, no final, o placar elástico prevaleceu e os meninos de Barra do Ouro fecharam em 25×22. “Foi um jogo duro, mas conseguimos manter o foco e vencer a partida. Estamos muito felizes com o bronze”, destacou Gustavo Vasconcelos, do Colégio VJV.
Na final, a equipe do Colégio Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, de Araguatins, defendia o título estadual conquistado nos Jets de 2014. Do outro lado da rede, a forte equipe da Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Palmas. Em um jogo de bons ataques e defesas bem postadas, venceu o time da Capital, por três sets a zero, parciais de 25×20, 25×22 e 25×23. Já com a medalha no peito, Luiz Felipe Rodrigues destacou a emoção ao conquistar a vaga para os Jogos Escolares da Juventude. “Nós treinamos bastante, principalmente o nosso passe. Agora é melhorar alguns detalhes, o nosso ataque e nos preparar para a etapa nacional”, ponderou.