Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 12 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Após AVC, reitora da UFT Isabel Auler segue em estado grave, porém estável, na Argentina
Destaques

Após AVC, reitora da UFT Isabel Auler segue em estado grave, porém estável, na Argentina

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins28 de janeiro de 2017 - 23:193 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, permanece internada em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Fundación para la Lucha contra las Enfermedades Neurológicas de la Infancia (Fleni), em Buenos Aires, na Argentina.


Ela está hospitalizada desde a última quinta-feira (26), quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), também chamado de derrame cerebral, durante viagem de férias com o filho, Renato Auler.

De acordo com Neilton Araújo de Oliveira, médico e professor da UFT que está acompanhando o caso diretamente com a família de Isabel e a equipe médica que atende a reitora na Argentina, a prioridade nas próximas horas é garantir a estabilidade do quadro neurológico. “A causa ou o conjunto de fatores associados que possam ter provocado o AVC estão sendo investigados para o seu correto e adequado enfrentamento. A prioridade, porém, é observar a recuperação do derrame, e para isso as próximas 48 horas serão decisivas”, informou.

Universidade Federal do Tocantins, Isabel AulerIsabel segue em coma induzido, o que, segundo explica o médico, é um procedimento indicado em casos como este para reduzir e estabilizar a atividade cerebral. “Os médicos estão reduzindo a sedação gradativamente para poder avaliar o quadro neurológico, o que deve continuar ocorrendo até amanhã, pelo menos. Somente a partir daí outras medidas sobre o quadro clínico geral e outros diagnósticos associados poderão ser definidos”, ressaltou.

Ainda de acordo com o médico uma possível intervenção cirúrgica é avaliada o tempo todo, mas até o momento não houve indicação desta necessidade. “Também seria precipitado, neste momento, falarmos em transferência para o Brasil, porque é preciso ainda avaliar melhor a situação, mas é fundamental que sejam tomadas todas as medidas administrativas cabíveis junto aos órgãos competentes para viabilizar o translado da paciente assim que existirem condições clínicas para isto”, finalizou.

Mobilização

Claudia Auler, filha de Isabel, professora e coordenadora do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT no Câmpus de Gurupi, chegou a Buenos Aires na madrugada deste sábado (28) para acompanhar o irmão e a mãe durante esta fase do tratamento.

Estudantes, técnicos-administrativos e professores da UFT permanecem em vigília. As manifestações de solidariedade e torcida pela recuperação de Isabel são incontáveis e constantes. Além disso, nesta segunda-feira (30), às 17h, um culto ecumênico irá reunir alunos, colegas da universidade, familiares e amigos no auditório do Cuica, em Palmas, para orações pela pronta recuperação da saúde da reitora.

Paralelamente, a equipe de gestão da UFT está mobilizada e em permanente articulação de apoio à família de Isabel na resolução de questões práticas e burocráticas, inclusive na busca de apoio institucional do consulado e da embaixada brasileira na Argentina, além de outras instituições e órgãos relacionados dos governos Federal e Estadual do Tocantins, no sentido de agilizar esforços e providências que viabilizem a continuidade do tratamento em Buenos Aires ou a transferência assistida da reitora de volta ao Brasil, na qualidade de autoridade brasileira, conforme o que for mais indicado pela equipe médica que a acompanha.

Isabel Auler Reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Ex-secretária de Educação de Carlesse, Adriana Aguiar oficializa apoio a Gutierres Torquato

12 de maio de 2026 - 20:14

Pesquisa do IFTO divulga análise semestral de preços e acessibilidade da cesta básica nas periferias de Gurupi

12 de maio de 2026 - 19:10

Eduardo Fortes e direção do HRG recebem novo tomógrafo que modernizará diagnóstico por imagem em Gurupi e região

12 de maio de 2026 - 11:11

Professora Dorinha promete romper com “coronelismo” no Bico do Papagaio e diz que fará “a melhor gestão do Brasil”

12 de maio de 2026 - 10:04

Nunes Marques é sorteado relator de pedido de revisão criminal de Jair Bolsonaro

11 de maio de 2026 - 20:34

Sete vereadores de Paraíso declaram apoio à pré-candidatura de Mauro Carlesse ao Senado Federal

11 de maio de 2026 - 19:09
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.