A apuração acontecerá no período noturno do dia 29, no auditório Laudete Aires Pereira, na sede da Apug e a posse da diretoria está prevista para acontecer, segundo o edital, dia 12 de dezembro.
A candidata a vice-presidente, Denise Rabuske, afirmou que é preciso consolidar as lutas e fortalecer a participação dos professores nos assuntos sindicais, visando agregar valores e aumentar o senso crítico sobre o sindicato e a atuação junto à Fundação, Centro Universitário e comunidade em geral. “Precisamos cada vez mais termos condições e apoio da nossa categoria para podermos enfrentar as dificuldades que estão se aproximando e se não tivermos uma categoria unida, esclarecida e acima de tudo atuante, perderemos espaços e nossos direitos serão negados”, afirmou a vice-presidente da Chapa Consolidação.
Para o professor Gilberto Correia da Silva, atual presidente e candidato à reeleição, a seção sindical Apug-Ssind tem papel de importância no cenário acadêmico de Gurupi e da região Sul do Tocantins. De acordo com o presidente candidato a reeleição, a Apug, fundada em 1988 e filiada ao ANDES-SN desde 1993, tem uma trajetória de luta e resistência, protagonizando significativas lutas em favor dos direitos dos professores e dasustentabilidade do Ensino Superior em Gurupi e região. Entre as principais conquistas, o presidente destaca a consolidação do Plano de Carreira Docente pela lei municipal 1755/2008, a sede própria, o enquadramento docente no regime de trabalho em 2010 e a permanência do caráter público do Centro Universitário Unirg.
“Em todos esses anos, ao lado de outras entidades classistas, como a AsaUnirg, a Apug-Ssind tem se tornado numa das principais defensoras da Unirg, denunciando a gestão duvidosa dos recursos e cobrando transparência e democracia no âmbito da Fundação e Centro Universitário Unirg”, destacou Gilberto Correia.
Na gestão da Apug-Ssind desde novembro de 2013, o presidente destaca as conquistas coletivas que a diretoria conseguiu, dentre elas a renovação e ampliação das parcerias com a UNIMED, ACIG, SESC, postos de gasolina e o recente convênio com o Bradesco Dental, que disponibiliza mais de 150 procedimentos dentários a um custo de R$ 17,90 por mês para cada sindicalizado.
Com relação à Fundação Unirg, Gilberto Correia informa que foram muitas as negociações, seja no âmbito administrativo debatendo todo tipo de problemas envolvendo os professores, quer seja com ações ajuizadas contra a Fundação, como o não pagamento de progressões, beneficiando em 2014 mais de 30 professores na vertical e horizontal, mesmo que tenha sido parcelada, conforme acordo aceito em assembleia pela categoria.
“Mas uma grande conquista coletiva da diretoria foi sensibilizar, não sem muita negociação e endurecimento das relações, foi a garantia da recomposição salarial em 2014 e 2015, o que não acontecia desde 2010. E, para este ano, estamos negociando, além da recomposição salarial, as perdas acumuladas de 2010 a 2013, que totalizam 25%, para que sejam pagas parceladamente no mês de janeiro, nossa data base, junto com a recomposição salarial, que é legal e constitucional”, explica Gilberto Correia.
No atendimento individual, Gilberto Correia destaca os mais de 50 atendimentos pessoais da assessoria jurídica aos professores em questões salariais, retroativos, posse de concursado, liberação de bolsas para capacitação e até mesmo licenças, seja prêmio, licença particular e outras situações que estavam sendo negadas ou sendo emperrada pela Fundação Unirg. “Ainda temos mais seis ações coletivas e individuais que estão na Justiça, esperando a decisão final do magistrado, dentre elas, o pagamento do mês de janeiro de 2014 e 2015 aos professores contratados que exercem função de coordenação que só receberam o pagamento de coordenador. Mas a primeira condição para ser coordenador, é que o professor, não importa a situação, seja professor da casa, portanto, com direito a receber o salário do mês correspondente aos anos citados”, ressaltando ainda que estão aguardando decisão judicial, as ações sobre o cumprimento da lei por parte da Fundação Unirg no tocante à titulação conquistada no exterior, que não estão sendo consideradas pela gestão, bem como a questão do adicional noturno e o pagamento correto do percentual de 30% aos professores com Dedicação Exclusiva, o que não está acontecendo até a presente data.
Quanto à administração interna da seção sindical, Gilberto Correia destaca a revitalização do espaço social, administrativo e auditório da Apug, para atendimento às diversas demandas. O auditório foi reformado e modificado as instalações de ar, para que os usuários tenham melhor conforto, sendo utilizado pela comunidade gurupiense, professores e acadêmicos, por um preço bem reduzido, que visa apenas a manutenção do espaço. O presidente lembra que a reitoria, viapró-reitorias e algumas coordenações utilizam com frequência o auditório, isentando em alguns casos, qualquer pagamento ao sindicato.
Nova Gestão
Caso seja reeleito, Gilberto Correia elencou os desafios para o biênio 2015/2017, ressaltando que o sindicato precisa da presença e atuação não só dos diretores, mas de todas as pessoas que tenham o mínimo de interesse em fortalecer a categoria, via sindicato, para que seja a trincheira da luta e das consolidações dos direitos, alguns negados ou omitidos nas relações trabalho/capital.
Entre os desafios, o presidente citou como prioridades a questão do concurso público para docentes, visando diminuir o número de contratados, tão precarizados pela gestão municipal, seja fundação ou executivo municipal; Pagamento do adicional noturno, que tem sido negado nos últimos anos e que está judicializado; Acerto dos valores retroativos, que estão sendo levantados pela seção sindical; Garantia da data base e dos reajustes salariais, o que não acontece desde 2009, salvo as reposições reconquistadas na gestão do atual presidente; Efetivação de uma política real e sólida de qualificação docente, estreitando o contato com a reitoria e fundação Unirg; Garantia dos direitos como a licença prêmio, que tem sido negada com frequência pela Fundação; Regularização do pagamento do mês de janeiro aos docentes contratados que ocupam cargo de coordenação, já judicializado, mas que está sendo negociada também administrativamente; Alteração da Lei que desobriga o pagamento digno e condizente com a titularidade dos docentes dos últimos concursos e contratos, que foi aprovado na calada da noite, em um ato covarde de verdadeiro golpe administrativo contra os professores; Ampliação de parcerias que beneficiem o professor, aumentando também o número de sindicalizados; Fortalecimento da participação dos docentes nas rotinas do sindicato; Melhoria e fortalecimento das atividades sociais, esportivas e culturais da Apug-Ssind, bem como a ampliação das discussões políticas sobre a carreira docente.
“Temos muita coisa por fazer e precisamos focar no muito que nos une e não no pouco que nos separa”, explica o presidente, ressaltando que relações institucionais melhoraram bastante nos últimos dois anos, mas que ainda alguns direitos dos trabalhadores continuam desrespeitados e que precisam ser devolvidos ou inseridos no contexto trabalhista, quer seja dos professores, quer seja dos servidores administrativos, que também, segundo Gilberto Correia, estão sofrendo com a perda de direitos e a redução de servidores, que deixam a Unirg em busca de novas oportunidades de trabalho, precarizando também o atendimento interno e externo. “Nós estamos sempre dispostos ao dialogo, quer seja com a Fundação, Reitoria ou qualquer entidade e segmento gurupiense, mas intransigente no principio básico de defesa dos legítimos interesses dos professores”, finalizou o presidente Gilberto Correia da Silva, candidato à reeleição.
DIRETORIA DA APUG 2015-2017
- Presidente: GILBERTO CORREIA DA SILVA
- Vice-presidente: MARIA DENISE RABUSKE
- Primeiro Secretário: JOEL MOISÉS SILVA PINHO
- Segundo Secretário: PAULO RICARDO TEIXEIRA MARQUES
- Primeiro Tesoureiro: ALESSANDRA MARTINS CORREA
- Segundo Tesoureiro: ED WILSON CÉSAR
- Diretor de Comunicação Social: PAULO ROBERTO ALBUQUERQUE DE LIMA
- Diretor de Assuntos de Política Sindical: MARIA LECI DE BESSA MATTOS
- Diretor de Assuntos Culturais: LUCIREZ MARIA LEITÃO DO AMARAL
- Diretor de Assuntos Esportivos: JOSÉ CARLOS RIBEIRO DA SILVA
- Diretor de Assuntos Jurídicos: JOSÉ ALVES MACIEL (KITA MACIEL)
SUPLENTES:
- Primeiro Suplente: MARIA MARINALVA PINHEIRO BARROS
- Segundo Suplente: AMÉRICO RICARDO MOREIRA DE ALMEIDA
- Terceiro Suplente: WATARO NELSON OGAWA
- Quarto Suplente: MÔNICA MARIA ZANTA
- Quinto Suplente: CLÁUDIA DA LUZ CARVELLI
- Sexto Suplente: VÂNIA CAIXETA
- Sétimo Suplente: DULCIMARA CARVALHO MORAES
- Oitavo Suplente: NATHÁLIA AMARAL CARVALHO
- Nono Suplente: GILBERTO GOMES DE AMORIM
- Décimo Suplente: BERILO DE SOUSA LOPES
- Décimo Primeiro Suplente: LASLEI APARECIDA TELES PETRILLI