Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 10 julho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Araguaina»Campanha Setembro Amarelo inicia reta final em Araguaína
Araguaina

Campanha Setembro Amarelo inicia reta final em Araguaína

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins25 de setembro de 2018 - 17:213 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Palestras e rodas de conversa serão realizadas durante toda a semana; a campanha encerra na próxima sexta-feira, 28, com o 2º Fórum “Quebrando o Silêncio”

por Marcelo Martin 


Na última semana do mês, a campanha Setembro Amarelo entra em sua reta final. Ao longo de toda a semana estão sendo realizadas diversas ações, como palestras e rodas de conversa pela prevenção ao suicídio e valorização da vida em escolas, Unidade Básica de Saúde (UBS) e Centro do Convivência do Idoso. O encerramento da campanha será no dia 28, com o 2º Fórum “Quebrando o Silêncio”.
 
O Fórum contará com a participação de vários profissionais especialistas em atenção psicossocial e será realizado no auditório da Faculdade Católica Dom Orione (Facdo), no dia 28, a partir das 8 horas.
 
A campanha é articulada pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), em parceria com instituições de ensino. Nesta edição, a prioridade é o diálogo direto com jovens de escolas e universidades.
 
Blitz educativa
Na última sexta-feira, 21, membros da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) estiveram no cruzamento das avenidas Cônego João Lima e Neblina para realização de uma blitz do Setembro Amarelo.
 

Foto: Marcelo Martin

De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – Infantil (Caps 1), Dagma Luzia Carvalho de Sousa, a blitz foi realizada em local e horário de grande movimento para atingir o máximo de pessoas. “É importante sensibilizar a comunidade para ouvir e se interessar pela dor do outro, dor que é silenciosa. É difícil aceitar que um filho tem vontade de se matar, acham que o filho quer chamar atenção, mas na verdade esse é um pedido de socorro”.
 
Além das faixas informativas, foram distribuídos panfletos. A atendente Domingas de Araújo da Silva, 38 anos, foi uma das pessoas que passaram pelo local e receberam o material de divulgação. “Guardar as coisas para si só atrai pensamento ruim, eu sempre desabafo. Às vezes, nem um familiar vai te entender, é bom conversar com alguém do trabalho, por exemplo, pessoas que podem te ouvir”.
 
Núcleo de apoio
Isolamento social e desvalorização da vida são os principais sinais e devem ser sempre valorizados e observados e, se necessário, encaminhar para os serviços de ajuda.
 
O atendimento psicológico e psiquiátrico à comunidade pode ser solicitado a partir de uma consulta nas unidades básicas de saúde (UBS). Identificada a necessidade de acompanhamento, o paciente é encaminhado ao Núcleo de Apoio e Saúde da Família (Nasf) para receber o atendimento necessário.
 
Seja reservado para orientar alguém a procurar ajuda. Se a pessoa for do seu convívio, fique de vigilância para evitar que ela tenha acesso a meios que possam provocar a própria morte. E se apresentar risco imediato, ligue 192 para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que encaminhará o paciente ao serviço de urgência psiquiátrica do Hospital Regional.
 
Se precisar de alguém para conversar, uma das entidades mais conhecidas e respeitadas na prevenção de suicídio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que conta com serviço de apoio psicológico gratuito por meio do número 188.
 
Agenda das ações

Quarta-feira (Dia 26)
8 e 14 horas – Roda de Conversa (Colégio Estadual de Aplicação – Rua G, s/n – Setor Couto Magalhães)
 
Sexta-feira (Dia 28)
8 horas – 2º Fórum “Quebrando o Silêncio” (Faculdade Católica Dom Orione – Rua Santa Cruz, 557 – St. Central)
15 horas – Roda de Conversa (Escola Estadual José de Assis – Av. José de Brito, 426 – St. Rodoviário)

Araguaína Setembro Amarelo
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Gurupi é obrigada pela Justiça a aumentar fiscalização de trânsito

10 de julho de 2026 - 11:41

Falece Maria Nazareno Cordeiro Garcia, dona Cani, pioneira da saúde e primeira enfermeira de Gurupi

10 de julho de 2026 - 06:53

PF investiga crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes no sul do Tocantins

9 de julho de 2026 - 17:25

Corpo de criança desaparecida em Peixe é encontrado a 100 km do local do afogamento

9 de julho de 2026 - 17:02

Eleições 2026: Cristiano Pisoni é cotado para suplente de Alexandre Guimarães

9 de julho de 2026 - 14:36

Projeto Olhar Atento realiza mais uma etapa em São Valério e amplia acesso a cirurgias oftalmológicas gratuitas

9 de julho de 2026 - 10:49
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.