Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 30 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Carlesse é reeleito governador do Tocantins e Gurupi fica, praticamente, sem representatividade na Assembleia e na Câmara Federal
Destaques

Carlesse é reeleito governador do Tocantins e Gurupi fica, praticamente, sem representatividade na Assembleia e na Câmara Federal

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins7 de outubro de 2018 - 21:343 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Com 100% da urnas apuradas, Gurupi e região sul terá o primeiro governador eleito e reeleito, Mauro Carlesse (PHS) que venceu com 58,61% do votos válidos, contra 31,40% de Carlos Amastha (PSB). No entanto a região perdeu representatividade tando na Assembleia Legislativa e como na Câmara Federal com a derrota de candidatos com potencial como Gutierres Torquato (PSDB) Gleydson Nato (PHS) e Edinho Fernandes (PROS) e a deputada federal Josi Nunes (PROS). A partir de 2019, o Tocantins terá renovação no senado com Eduardo Gomes (SD) e Irajá Abreu (PSD). Na Assembleia Legislativa os tocantinenses reelegeram 16 dos 24 deputados e 50% da Câmara Federal foi renovada.

por Wesley Silas


O governador Mauro Carlesse (PHS) acompanhou a apuração em sua residência em Gurupi e antes mesmo da conclusão dos resultados que garantiram a sua reeleição, ele saiu em para comemorar a vitória em uma carreata pelas principais ruas da cidade. Mauro Carlesse foi reeleito com 58,61% dos votos válidos, Amastha teve 31,40%, Márlon Reis conseguiu 4,97%, enquanto César Simoni (PSL) teve 4,82% e Bernadete (PSOL) 0,20%. Números representam 100% das urnas apuradas.

Os dois candidatos que disputaram a reeleição ao senado, Ataídes Oliveira (PSDB) com 13,43% e Vicentinho Alves (PR) com 13,81% perderam para Eduardo Gomes (SD) que teve 19,47% dos votos válidos e Irajá Abreu com 16,82% do votos válidos.

Para a região sul do Tocantins, o lado negativo dos resultados da urnas, foi a não eleição de candidatos como Gutierres Torquato (PSDB) que apesar de ter tido 13.697 votos não conseguiu se eleger, assim como Gleydson Nato (PHS) que teve 9,602 votos, Edinho Fernandes (PROS) com 8.307 votos, Kita Maciel (PSB) com 4.706 votos e Sargento Jenilson (PRTB) com 3.385 votos. Também não se elegeu a deputada federal Josi Nunes (PROS) que teve 31.112 votos. Apenas do deputado Eduardo de Dertins (PPS) conseguiu a reeleição com 18.907 votos.

Renovação de 50% na Câmara federal

Na Câmara Federal, onde o Tocantins tem 08 representantes, a partir de 2019 será renovada 50%. Foram reeleitos Vicentinho Júnior (PR), Carlos Gaguim (DEM), professora Dorinha (DEM), Dulce Miranda (MDB) e os novatos serão Tiago Dimas (SD), Osires Damasso (PSC), Eli Borges (SD) e Célio Moura (PT).

Tocantinenses reelegeram 16 dos 24 deputados

No contexto geral, os tocantinenses reelegeram Cleiton Cardoso (PTC), Vilmar do Detran (SD), Amélio Cayres (SD), Eduardo do Dertins (PPS), Luana Ribeiro (PSDB), Olyntho Neto (PSDB), Toinho Andrade (PHS), Eduardo Siqueira Campos (DEM), Valderez Castelo Branco (PP), Nilton Franco (MDB), Ricardo Ayres (PSB), Elenil da Penha (MDB), Jorge Frederico (MDB), Valdemar Júnior (MDB), Amália Santana (PT) e Zé Roberto (PT).   

A nova casa terá 08 novos nomes, são eles: Leo Barbosa (SD), filho do vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), eleito com 23.360 votos, Jair Farias com 22.536 votos, Fabion Gomes (PR) com 14,079 votos, professor Júnior Geo (PROS) com 10,942 votos, Issam (PV) com 9.193 votos, Vanda Monteiro (PSL) com 7.695 votos, Ivory de Lira (PPL) com 7.288 e a ex-governadora Cláudia Lelis (PV) com 6.630 votos.  

Eleição 2018 Mauro Carlesse (PHS)
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Senador Eduardo Gomes defende valores da fé e da família em encontro da Assembleia de Deus Madureira em Araguaína

30 de maio de 2026 - 12:27

Laurez Moreira participa de encontro evangélico e fala sobre o papel da fé na vida das famílias

30 de maio de 2026 - 12:21

Com Fila de vereadores e lideranças na Câmara de Gurupi, Alexandre Guimarães buscar encurralar seus opositores

29 de maio de 2026 - 22:16

Justiça determina que governo do Tocantins restabeleça estrutura da Vice-Governadoria em 10 dias

29 de maio de 2026 - 08:29

Irajá discute articulação entre PSD, PT, PSB e PDT para chapas majoritárias no Tocantins

28 de maio de 2026 - 23:28

Podemos anuncia pré-candidatura de Ronaldo Dimas ao Senado e declara preferência pela candidatura da Professora Dorinha ao Governo do Estado

28 de maio de 2026 - 20:18
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.