A notícia da conclusão do Campus I que encontra-se em frente a obra paralisada da construção do Hospital Geral de Gurupi faz parte de uma antiga cobrança da sociedade e representa um grande passo para a conclusão de obras pública inacabadas, como são os casos da travessia urbana onde já foi investida quase R$ 38 milhões e a Ferrovia Norte-Sul com o pátio Multimodal.
por Wesley Silas
São obras federal, estadual e Municipal que a comunidade de Gurupi esperam a conclusão. No caso da construção da Campus I do Centro Universitário Unirg o retorno da obra só foi possível depois de uma tomada de Contas Especial da obra no TCE na gestão do ex-presidente da Fundação Unirg Sávio Barbalho que teriam gerado, segundo Barbalho, prejuízos de 34 milhões causados à Instituição.
Para concluir os dos dois Blocos inacabados da Instituição Campus I da Unirg serão investidos, com recursos próprio da Unirg, R$ 7.357.000,00 o.
“Em 2013 nós encontramos a UnirG cheia de dívidas, com os prédios em situação irregular, com fundo previdenciário em dívida e nós mudamos essa situação. Estamos organizando a UnirG. e autorizando essa obra no valor de mais de 7 milhões, já com dinheiro em caixa para ter a certeza de que a empresa que for fazer o serviço irá receber no prazo certo e dentro do cronograma para ser concluída em breve. Estou muito feliz em estar realizando o sonho do povo de Gurupi”, disse o Prefeito.
O Presidente da Fundação UnirG Thiago Benfica garantiu que o prazo para conclusão do Campus I é no máximo um ano e que o Edital está previsto para ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na próxima terça-feira (13).
Obras inacabadas.
Outra obra é a conclusão da construção do Hospital Geral de Gurupi que encontra-se paralisada desde o dia 1° de agosto de 2016, apesar do montante de R$ 35,3 milhões ainda estão na conta do convênio firmado entre o governo do Tocantins. Em outubro de 2017, o Governo do Tocantins afirmou em nota ao Portal Atitude que a paralisação seria em “razão do cumprimento de uma série de exigências impostas pela Caixa Econômica Federal, agente financeiro responsável pelo repasse dos recursos da reforma e ampliação daquela unidade de saúde” e que após a verificação, “o agente financeiro autorizará a retomada e reprogramar um novo cronograma de obras”.
Ferrovia Norte Sul
Em janeiro de 2016 a Comissão Permanente de Licitação da Valec anunciou a empresa Porto Seco Centro Oeste S.A, de Anápolis (GO) para operar o Pátio Multimodal de Gurup. A empresa venceu após oferecer a melhor proposta no valor de R$ 9.600.000,00 e deverá operar o Pátio de Gurupi pelo período de 30 anos; mas até então a empresa não ainda não conseguiu colocar em operação, pelo menos, um terminal para manter o transporte mínimo de 294.000 t/ano, conforme o Edital.
Travessia Urbana da BR-153
A Br-153 é considerada o cartã postal da entrada e saída de Gurupi, devido mais de 7 mil veículos de todas as partes do Brasil passarem diariamente nesta rodovial e acompanhar desde o ano de 2011 a obra inacabada. Ao todo já foram investido no trajeto de um pouco mais de 8km R$ 34.882,999,55 e o valor da última parcela R$ 3.600.000,00 aconteceu no dia 02/03/2012.
Segundo uma fonte do Portal Atitude na época em que foi para ser liberada a obra o então senador João Ribeiro (in-memorian) chegou a defender que obra teria que ser realizada pelo DNIT, devido ao problema que ocorrido em Araguaína, onde a Prefeitura ficou responsável e a conclusão demorou por 10 anos. “As travessias da BR-153 nas cidades de Miranorte, Colinas e Fátima todas foram concluídas porque o DNIT foi o responsável pela obra. Além da demora alguns fatos chamaram a atenção na obra de Gurupi foram a implantação de 400 bueiro com valor cobrado entre R$ 17 a R$ 23 mil, neste pequeno trecho totalmente desnecessária esta quantidade, caso não houvesse algum diluvio e também não saiu do projeto do papel o viaduto na rua 09 para acabar com os problemas dos trevos das Rua 07 e 20 e uma rotatória no final da pista, sentido trevo norte. Também tiveram trechos de asfalto que não foram concluídos”, disse uma fonte do Portal Atitude