Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 20 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Crimes contra a Lei de Licitações | Ex-prefeito e ex-secretário de Santa Rosa são condenados 6,4 anos de detenção
Cidades

Crimes contra a Lei de Licitações | Ex-prefeito e ex-secretário de Santa Rosa são condenados 6,4 anos de detenção

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins29 de janeiro de 2019 - 21:332 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O ex-prefeito de Santa Rosa do Tocantins Domingos Ferreira dos Santos e o ex-secretário da Administração e Finanças Rones Wildo Ferreira dos Santos foram condenados em ação penal proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), por crimes contra a Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93).

por Redação


A ambos, foi imputada pena de seis anos e quatro meses de detenção, a ser cumprida inicialmente em regime semiaberto, cumulada com o pagamento de multa.

De acordo com a denúncia, a administração pública realizou compras fracionadas por 93 vezes, em valores inferiores a R$ 8 mil, esquivando-se da obrigação legal de realizar licitação para a aquisição dos bens. Por meio do fracionamento, foram adquiridas peças para veículos, gêneros alimentícios, medicamentos, materiais de expediente e combustíveis.

Em outras duas situações, o Município realizou licitações para a aquisição de bens e serviços, porém praticou a modalidade de “carta convite”, de ritos mais simples e que pode ser realizada com a participação apenas de empresas convocadas pelo Executivo, prática que foi considerada ilegal conforme o artigo 90 da Lei de Licitações. Estas licitações ocorreram “sem as formalidades devidas, com nítido caráter de selecionar as pessoas a serem contratadas pela Administração Pública”, consta na sentença.

A Ação Penal do Ministério Público foi fundamentada em Acórdão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que julgou irregular as contas da Prefeitura de Santa Rosa do Tocantins relativas ao exercício de 2009, tendo como base relatórios de auditorias e pareceres do corpo especial de auditores e procuradores de contas.

O Ministério Público foi representado na ação pela promotora de Justiça Isabelle Figueiredo. Ainda cabe recurso da sentença condenatória. (Flávio Herculano)

Lei de Licitações Santa Rosa
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Polo Logístico: Localização estratégica atrai investimentos milionários para Cariri do Tocantins

19 de abril de 2026 - 21:58

Governador Wanderlei Barbosa assina ordens de serviço para obras do câmpus da Unitins em Augustinópolis e da rodovia TO-010 em Araguatins, nesta quarta-feira, 22

19 de abril de 2026 - 16:41

Farm Day Fazendão: Lideranças da Direita e Centro-Direita debatem sucessão presidencial e criticam gestão federal

18 de abril de 2026 - 14:54

Ao lado de Caiado e Laurez, Carlesse reforça palanque e projeta embate pela vaga senatorial

18 de abril de 2026 - 12:53

Cúpula do PSD se reúne em Gurupi para alinhar discursos e tentar consolidar liderança no Tocantins

17 de abril de 2026 - 17:42

Vem aí: com garanhão Inquestionável em ascensão, Monte Sião Haras sinaliza novo projeto “Amigos do Reino”

17 de abril de 2026 - 16:33
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.