O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), por meio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Gurupi, em parceria com a Polícia Militar (PM), Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realiza ações do Carnaval do Bem. A iniciativa teve início dia 22, quarta-feira, e segue até neste sábado, 25, com blitz educativa.
A blitz que aconteceu na Avenida Goiás com a Rua 07 teve a distribuição de panfletos e preservativos. Cerca de 400 pessoas foram alertadas sobre os riscos neste período de carnaval. O foco era chamar a atenção para o uso de bebidas alcoólicas, direção defensiva, manutenção nos veículos antes de pegar a estrada, e ainda orientações sobre o uso de preservativos na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez indesejada.
A ação, ainda, teve continuidade no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho.Trezentos alunos receberam informações da palestrante e tenente da Polícia Militar, Shirley Rocha Albino e da equipe de enfermeiras da Secretaria de Saúde de Gurupi, com os temas Drogas e DST. Além das palestras, aconteceram também apresentações culturais dos próprios estudantes, voltadas para a temática da palestra.
Uma blitz educativa, que contará com o apoio de uma empresa distribuidora de bebidas, encerra as ações no município. O objetivo é o de conscientizar os foliões sobre o consumo de bebidas alcoólicas, que pode ser excessivo por conta do período carnavalesco.
Programação
O Detran vem executando ações educativas nas Ciretrans, no interior do estado, desde o dia 20 de fevereiro. Já foram contemplados os municípios de Pedro Afonso, Guaraí, Miracema, Paraíso, Porto Nacional, Arraias, Dianópolis, Gurupi e Palmas, que acontece durante toda esta sexta-feira, 24.
Carnaval do Bem
O Carnaval do Bem é uma campanha desenvolvida em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde; Cidadania e Justiça; Educação; Juventude e Esportes; Detran; Polícia Militar; além de Conselhos Municipais sobre Drogas.
O intuito da campanha é promover, de forma educativa, a conscientização de toda a sociedade na prevenção de acidentes causados pela ingestão de bebidas alcoólicas, o consumo de drogas, gravidez na adolescência e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.