Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 22 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Diante manifestação de professores da UFT, Carlesse cobra efetivação de lei que institui a Universidade Federal de Gurupi
Destaques

Diante manifestação de professores da UFT, Carlesse cobra efetivação de lei que institui a Universidade Federal de Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins6 de abril de 2017 - 18:322 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), defendeu na quarta-feira, 05, a implantação da Fundação Universidade Federal de Gurupi, prevista na lei número 7.708/1988. A manifestação do parlamentar vai de encontro com uma movimentação dentro do Campus da UFT de Gurupi que defende desmembramento e se torne Universidade Federal de Gurupi.


O parlamentar requereu, envio de expediente ao ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, à bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional e ao presidente da República solicitando a efetivação da lei.

Conforme apurou o Portal Atitude, a ideia do parlamentar poderá fortalecer um movimento que vem acontecendo dentro do Campus da UFT de Gurupi, onde todas as coordenações dos cursos já aprovaram a transformação da UFT para a Fundação Universidade Federal de Gurupi, e assim possa despertar o sono e sonho adormecido que neste ano completa 29 anos.

Segundo Carlesse, a universidade é de vital importância, pois vai consolidar a maior cidade da região sul do Estado como pólo universitário regional, “e os benefícios oriundos dessa implantação são imensuráveis”, justificou.

Campus da UFT em Gurupi poderá ser transformado na Universidade Federal de Gurupi
Campus da UFT em Gurupi poderá ser transformado na Universidade Federal de Gurupi

Para o parlamentar, como já existe um campus avançado da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a implantação de uma universidade autônoma, conforme estabelece a lei, vai se somar às instituições já existentes, dando mais oportunidade de acesso ao ensino superior.

De acordo com o parlamentar, nada tem sido feito para a efetivação da lei. “Até o momento esta lei encontra-se em dormência, sendo que nada ainda foi feito para que ela surta os efeitos desejados”, explicou o presidente da Casa, acrescentando que o engajamento dos deputados federais e senadores tocantinenses é fundamental para a implantação da universidade.

 A lei

Sancionada em 1998 pelo então presidente José Sarney, a Lei Nº 7.708 autoriza o governo federal a instituir a Fundação Universidade Federal de Gurupi, com sede na cidade de Gurupi. Ainda de acordo com a lei, a Fundação tem por objetivo criar e manter a Universidade Federal de Gurupi, “instituição de ensino superior de pesquisas e estudo em diversos ramos do saber e de divulgação científica, técnica e cultural”. Para isso gozará de autonomia didática, administrativa, financeira e disciplinar. (Com informações da Assessoria de Comunicação do deputado Mauro Carlesse)

Mauro Carlesse (PHS) Universidade Federal de Gurupi Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Senadores Dorinha Seabra, Eduardo Gomes e Gaguim vistoriam obras de R$ 22,2 milhões em Dois Irmãos

21 de junho de 2026 - 18:23

De olho na Assembleia: Presidente Estadual do PT, Nile Willian lança pré-candidatura a deputado estadual com forte tom crítico à corrupção no Tocantins

21 de junho de 2026 - 17:31

Pesquisa RealTime Big Data: Laurez Moreira cresce 4% e atinge 22% no Tocantins e encosta em Vicentinho; Dorinha lidera com 35%

19 de junho de 2026 - 17:56

Desafio: Eli Borges articula pré-candidatura ao Senado com foco no eleitorado evangélico e apoio de 80 prefeitos no Tocantins

19 de junho de 2026 - 17:21

Pesquisa RealTime Big Data indica liderança de Dorinha Seabra na disputa pelo governo do Tocantins

19 de junho de 2026 - 11:29

Ronaldo Dimas cumpre agenda em Gurupi e articula apoio para pré-candidatura ao Senado

18 de junho de 2026 - 22:59
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.