O Diário Oficial da segunda-feira, 02, publicou exonerações de 182 cargos comissionados da Secretaria-Geral de Governo e Articulação Política e nomeações de cargos do primeiro escalão do governo de Mauro Carlesse.
por Wesley Silas
Para enquadra o estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), devido extrapolar dos 49% da Receita Corrente Líquida (RCL) com o pessoal, o governador Mauro Carlesse publicou no diário oficial o início da política de enxugamento da folha. Os cortes iniciaram com a exoneração de 182 comissionados, mas a previsão, conforme o próprio governador falou em entrevista exclusiva ao Portal Atitude, será a exoneração de, aproximadamente, 16 mil servidores contratados. A previsão da divulgação das exonerações dos contratados é para que seja publicada no Diário Oficial deste terça-feira, 03.
No mesmo Diário Oficial da segunda-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, no exercício do cargo de governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, nomeou o coronel Marcelo Falcão Soares para ocupar para exercer o cargo de Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Tocantins – PMTO e as nomeações de Adriana Aguiar para exercer o cargo de Secretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes, a partir de 29 de março, de Nivair Vieira Borges para exercer o cargo de Procurador-Geral do Estado, de Divino Allan Siqueira para exercer o cargo de de Chefe de Gabinete do Governador, da Secretaria-Geral de Governo e Articulação Política, Vírgilio da Silva Azevedo para exercer o cargo de Presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras – AGETO e José Messias Alves de Araújo para exercer o cargo de Presidente do Banco do Empreendedor.
Com a escolha do administrador de empresas, Divino Allan Siqueira para exercer o cargo de de Chefe de Gabinete do Governador, da Secretaria-Geral de Governo e Articulação Política soma-se o terceiro nome de nomes ligados a Gurupi no staff do governo de Mauro Carlesse. Outro nome esperado é o de José Carlos Bessa, indicado pela Câmara de Dirigentes Lojistas para assumir um cargo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins.