“É muito gratificante ver uma obra da gente ser vista e bem recebida em lugares que às vezes a gente nem conhece. E mais, cumprindo a função para a qual ela foi produzida: conscientizar as pessoas e os governos acerca da vulnerabilidade do Araguaia, reconhecidamente um dos rios mais lindos do planeta” disse o cineasta gurupiense Hélio Brito sobre a Mostra de Documentários OLHARES DO ARAGUAIA realizada em Barra do Garças-MTBrito e teve como destaque documentário “Araguaia Para Sempre”.
por Redação
A Mostra de Documentários OLHARES DO ARAGUAIA foi realizada em Barra do Garças-MT, de 19 a 22 de março de 2019, com produções audiovisuais realizadas nos estados banhados pelo Rio Araguaia (GO, MT, TO, PA). Um dos destaques da Mostra foi o documentário “Araguaia Para Sempre”, do cineasta gurupiense Hélio Brito, exibido no encerramento da Mostra, no último dia 22 de março.
A Mostra foi realizada pelo Núcleo de Produção Digital/Cinema e Audiovisual da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e Pela Secretaria de Cultura do Governo do Mato Grosso.
“Araguaia para Sempre” foi gravado em Araguacema-TO, Pau D´Arco-TO, Conceição do Araguaia-PA e Aruanã-GO. Ao todo, Hélio Brito e sua equipe percorreram 400 quilômetros de rio, de barco.
Segundo Hélio Brito: “um filme, seja ele de ficção ou documentário, é como um filho: o parimos para o mundo, e ele anda com suas próprias pernas. É muito gratificante ver uma obra da gente ser vista e bem recebida em lugares que às vezes a gente nem conhece. E mais, cumprindo a função para a qual ela foi produzida: conscientizar as pessoas e os governos acerca da vulnerabilidade do Araguaia, reconhecidamente um dos rios mais lindos do planeta”, avaliou.
Na opinião da Coordenadora da Mostra, jornalista Carina Benedeti: “a receptividade do público que lotou o Cinema do Barra Center Shopping ao documentário “Araguaia Para Sempre” na Mostra Olhares do Araguaia, em Barra do Garças, foi ótima, principalmente por abordar o rio a partir de uma perspectiva ambiental que interessa e preocupa a todos nós que vivemos o Araguaia economicamente e culturalmente. Tivemos lotação máxima na sessão que exibiu o documentário do Hélio Brito, com público esperando para entrar.”
SINOPSE:
Documentário que coloca lado a lado o enorme potencial turístico do Rio Araguaia e sua comprovada vulnerabilidade ambiental. Para além das imagens deslumbrantes, “Araguaia Para Sempre” destaca as principais ameaças que rondam o rio e colocam em risco sua existência. Pesquisadores afirmam que o Araguaia pode secar e morrer em até 40 anos.
ARAGUAIA PARA SEMPRE foi vencedor do Edital de Documentários “Amazônia Cultural” do Ministério da Cultura.