Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 23 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Em coletiva Secretário de Saúde noticia chegada 10 leitos de UTI/Covid para Gurupi e fala sobre transparência em investimentos
Destaques

Em coletiva Secretário de Saúde noticia chegada 10 leitos de UTI/Covid para Gurupi e fala sobre transparência em investimentos

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins12 de agosto de 2020 - 11:183 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Em resposta ao Portal Atitude, o Secretaria de Estado da Saúde (SES), Luís Edgar Tolini, comentou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 12, sobre o aumento do número de UTI/Covid e leitos clínicos. Ele comentou ainda parceria com hospitais particulares para receber paciente com a Covid-19, transparência nos gastos e sobre os resultados e prazo de teste RT-PCR (Swab).

por Wesley Silas

Na entrevista o secretário comentou sobre os trabalhos desenvolvidos para o enfrentamento da Covid-19 e outras ações de Saúde. Na coletiva o Portal Atitude questionou sobre a possibilidade do aumento de leitos de UTI/Covid e leitos clínicos para Gurupi onde há uma explosão de casos, principalmente em Gurupi.

“Nós vamos passar de 10 para 20 leitos de UTI/Covid em Gurupi e acredito que será na próxima semana estaremos com elas implantadas”, disse. Ele informou ainda que em breve os pacientes da rede púbica serão atendimento também em um hospital particular em Gurupi. Para isso, o Estado está fazendo chamamento dos profissionais por meio do Instituto Saúde e Cidadania (Isac), empresa contratada pelo estado para fazer Gestão hospitalar.

Sobre a conclusão do Hospital Geral de Gurupi (HGP) ele informou que há possibilidades de liberação de recursos pelo Governo Federal para dar apoio ao atendimento aos pacientes com a Covid em 18 municípios da região.

“Existe uma situação em que estivemos com o Governador Carlesse com o ministro (da Saúde) Eduardo Pazuello quando solicitamos recursos que seria para finalização do Hospital Geral de Gurupi que serviria como apoio como aconteceu aqui na rede privada com o Instituto Oncológico”, disse.

Hospital acanhado

Para o secretário falta espaço físico no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e com isso impede crescimento da unidade.

“Gurupi tem um problema muito sério que o hospital está dentro da cidade e é acanhado, não temos para onde crescer, assim como nós temos também em Araguaína. Levamos isso até o ministro e ele foi extremamente solícito e prometeu uma decisão até esta semana”, disse.

Ilha do Bananal e presídio

Outro problema citado pelo secretário é o aumento de casos nas aldeias indígenas da Ilha do Bananal e o número de presos aglomerados no Presídio Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri.

“Em Gurupi tem duas outras comunidades que muito nos preocupa que são os indígenas da Ilha do Bananal como em Formoso em que tivemos uma situação que hoje está controlada e tivemos vidas ceifadas. Temos também o presidio de Cariri onde estão mais de 1.400 pessoas. Por isso temos um cuidado especial com a região sul, mas temos a esperando que dentro destes 10 dias vamos ampliar de 10 para 20 leitos de UTI/Covid no Hospital Geral de Gurupi”, explicou.

Demora no anúncio dos testes Covid

A demora no aviso de resultados de testes Swab reclamado por gurupienses foi outro questionamento feito pelo Portal Atitude. Apesar de pessoas positivas reclamarem que recebeu o resultado depois de curadas, o secretário informou que o Lacen do Tocantins possui o menor tempo de resposta com tempo de resposta entre 24hs a 72hs.

Investimentos do Governo Federal

Conforme o secretário o Tocantins recebeu até o momento 94 milhões do Ministério da Saúde, desde R$ 12 milhões foram para custeio e a dispensa de licitação acontecem apenas na  aquisição de máscaras e para implantação de um hospital em Palmas. “Todas as informações estão nos portais transparências”, disse.

Cobrança aos prefeitos

O secretário recomendou ainda que os munícipes cobrem onde os prefeitos estão investindo dinheiro destinado para Covid repassado pelo Ministério da Saúde. Ele adiantou que para os 139 municípios do Tocantins o Governo Federal repassou 127 milhões para assistência aos moradores.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Prefeitura de Formoso confirma aporte de R$ 800 mil do Governo, mas afirma que não dispõe de recursos próprios para restante das despesas

23 de junho de 2026 - 10:46

Prefeitura de Cariri cancela uso de recursos públicos na Agrosoja 2026 após parecer jurídico

22 de junho de 2026 - 21:20

Em Brasília, Governo do Tocantins conquista 1º lugar nacional no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

22 de junho de 2026 - 20:18

Podemos oficializa pré-candidaturas em Palmas e projeta disputa ao Senado com Dimas e Luxemburgo

22 de junho de 2026 - 16:54

Governo do TO investe R$ 9,3 milhões na restauração de avenidas em Taquaralto

22 de junho de 2026 - 16:45

Governo do Tocantins entrega 10 leitos de UTI em Paraíso do Tocantins nesta quarta-feira

22 de junho de 2026 - 16:26
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.