A Energisa lançou nesta segunda-feira, 14, às 15h, em parceria com a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), a versão da conta de energia em braile, uma novidade que vai facilitar o entendimento de portadores de deficiência visual. A solenidade aconteceu na sede da Energisa, em Palmas, onde estavam presentes o diretor técnico e comercial da Energisa, Alessandro Brum, diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Moreira, reitor da IFTO, Antonio da Luz Júnior, e representantes dos deficientes visuais no Estado.
por Redação
A iniciativa integra a política de responsabilidade social da empresa no que se refere à acessibilidade de portadores de necessidades especiais a informações fundamentais para o exercício da cidadania. Outras ações sociais adotadas pela Energisa são o apoio a instituições de apoio à Criança e Adolescentes, e aos Idosos.
O diretor técnico e comercial da Energisa, Alessandro Brum, reforçou o compromisso da Energisa com a inclusão social. “Trabalhamos constantemente para levar conforto aos nossos clientes, o que inclui uma comunicação acessível a todos. A conta em braile reforça o nosso compromisso com a inclusão social e com a comunidade.”
O diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Moreira, falou da importância desse passo. “Temos o compromisso de respeitar nossos clientes e garantir o direito à informação clara e adequada a cada um. A conta em braile universaliza as informações para quem tem conhecimento de escrita e leitura em braile”, declarou Alankardek.
O reitor da IFTO, Antonio da Luz Júnior, destacou que a instituição está aberta para parcerias que atendem à comunidade. “Essa parceria mostra como podemos atuar juntos para solucionar questões importantes para a nossa comunidade. Estamos à disposição da Energisa para novas parcerias que tenham como foco melhorar a vida da nossa comunidade.”
Representando a Associação dos Deficientes Visuais do Tocantins, Jarbas da Silva Dias, falou do avanço no atendimento aos deficientes. “A Energisa foi a primeira empresa no Estado a oferecer o aviso sonoro no seu atendimento e agora nos oferece a conta em braile. Com certeza é um avanço muito importante na autonomia de nós deficientes visuais. Estamos podemos exercer nossa cidadania graças a ações como esta”, disse.
O serviço não gera custo adicional para o cliente e está disponível para deficientes visuais que moram sozinhos ou que sejam responsáveis pelo pagamento da conta – independentemente de ser ou não o titular. As contas em braile serão impressas pela IFTO, que é parceira neste projeto. Para solicitar o serviço, o interessado deve procurar uma das agências de atendimento da empresa existentes em todos os municípios tocantinenses.