Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 13 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Centro de Recuperação de Áreas Degradadas de Palmas será inaugurado na Agrotins Carbono Neutro 2023
Destaques

Centro de Recuperação de Áreas Degradadas de Palmas será inaugurado na Agrotins Carbono Neutro 2023

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins15 de maio de 2023 - 10:053 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) acompanha nesta segunda-feira, 15, os últimos detalhes do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas de Palmas (CRAD-Palmas), que será inaugurado pelo Governo do Tocantins, na maior feira agrotecnológica da região Norte do país, a 23ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023).

O CRAD-Palmas será o quarto Centro instalado no Estado com capacidade para produzir 100 mil mudas/ano_Foto Marcel de Paula–Governo do Tocantins

A Feira, que traz o tema “Compliance no Agro”, inova ao estimular a produção em conformidade com as normas que regulamentam o setor, visando uma produção agropecuária cada vez mais sustentável. Neste ano, pela primeira vez, a Agrotins será Carbono Neutro e nesse sentido, está sendo montada pela Semarh uma estrutura robusta, para que todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE), emitidos durante o evento, sejam neutralizadas com o plantio de árvores.

A Agrotins será Carbono Neutro e a Semarh monta uma estrutura robusta, para neutralizar emissões de GEE__Foto Divulgação

O CRAD-Palmas será o quarto Centro de Recuperação de Áreas Degradadas instalado no Estado e terá capacidade para produzir 100 mil mudas/ano de espécies do Bioma Cerrado, em dois ciclos de produção a cada 6 meses, suficientes para recuperar 90 hectares de Áreas de Preservação Permanentes-APP degradadas, como nascentes e matas ciliares.

Com a unidade instalada na Capital, esse projeto soma um investimento total na ordem de R$ 1.446.597,00 (Um milhão quatrocentos e quarenta e seis mil, quinhentos e noventa e sete reais, realizado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e a instalação dessa unidade conta com parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

O secretário do Meio Ambiente Marcello Lelis destacou que, “com o CRAD-Palmas as unidades já instaladas nos municípios de Gurupi, Araguatins e Natividade, o Tocantins eleva sua capacidade de produção de mudas de espécies do Bioma Cerrado para 400 mil unidades/ano, o suficiente para recuperar 360 hectares de áreas em APPs impactadas, reduzindo o prazo de resposta para a demanda de recuperação que se fizer necessária”.

Os visitantes e expositores terão um espaço para obter mais informações sobre o Programa REDD+_Foto Divulgação

O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, detalhou os recursos destinados ao projeto. “Com a instalação dos quatro CRADs, o Tocantins soma o investimento total de mais de R$ 1,4 milhão de reais, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. A produção das mudas conta com o trabalho dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado e os viveiros, com a parceria da Universidade Federal do Tocantins em Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins em Araguatins, do Colégio Agropecuário em Natividade e da Universidade Estadual do Tocantins em Palmas”, pontuou Aldo Azevedo.

Carbono Neutro

Para tornar a Agrotins Carbono Neutro, a Semarh irá calcular a quantidade de gases emitidos, desde a montagem da estrutura, passando pela quantidade de animais expostos, circulação de veículos e pessoas, e este resultado será revertido no plantio de árvores suficientes para zerar as emissões.

Essa é uma das iniciativas do Estado para promover uma política ambiental de sucesso e um agronegócio fortalecido, com produtos aptos a ganhar o mercado internacional. Nesta edição, os visitantes e expositores terão um espaço totalmente sustentável na Agrotins e poderão obter mais informações sobre o Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) que vem sendo desenvolvido pelo Estado.

Agrotins Áreas Degradadas Destaque Palmas
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa assina projeto para federalização da TO-080 e amplia integração logística do Tocantins

13 de maio de 2026 - 16:52

Governador Wanderlei Barbosa abre Agrotins 2026 com anúncio de medidas para impulsionar o setor produtivo e entrega de títulos definitivos

13 de maio de 2026 - 16:32

Governo e Câmara fecham acordo para fim da 6×1 e 40 horas semanais

13 de maio de 2026 - 15:55

Eduardo Fortes e direção do HRG recebem novo tomógrafo que modernizará diagnóstico por imagem em Gurupi e região

12 de maio de 2026 - 11:11

Professora Dorinha promete romper com “coronelismo” no Bico do Papagaio e diz que fará “a melhor gestão do Brasil”

12 de maio de 2026 - 10:04

Indústria tocantinense exige mão de obra qualificada e SENAI oferta mais de mil vagas em cursos técnicos; 650 são bolsas de estudo

11 de maio de 2026 - 11:46
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.