Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 20 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Natividade: Padre Fábio de Melo é atração confirmada no Festejo do Senhor do Bonfim
Destaques

Natividade: Padre Fábio de Melo é atração confirmada no Festejo do Senhor do Bonfim

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins5 de agosto de 2025 - 10:004 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail
Padre Fábio de Melo se apresenta no dia 13 de agosto em Natividade / Foto: Governo do Estado

da redação

Reconhecida como a maior festa religiosa popular do Tocantins, o Festejo do Senhor do Bonfim inicia sua programação neste mês de agosto. Em Natividade, cidade que concentra o maior número de fiéis, abrigando a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, as celebrações contarão com programação religiosa e cultural, incluindo o show do padre Fábio de Melo no dia 13.

O Governo do Tocantins fará o reforço na segurança para receber os milhares de fiéis que participarão da peregrinação, bem como oferecer suporte e infraestrutura por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secult), e do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Além das festividades em Natividade, os municípios de Araguacema e Tabocão também realizam celebrações em honra a Nosso Senhor do Bonfim, uma tradição secular no estado. Neste ano, pela primeira vez, a data será celebrada como feriado estadual, conforme a Lei nº 4.509, que estabelece o dia 15 de agosto como feriado em todo o Tocantins.

Programação em Natividade

Com o tema Romeiros: Peregrinos de Esperança, a programação litúrgica oficial do Festejo do Nosso Senhor do Bonfim, em Natividade, inicia no dia 6 e segue até 17 de agosto. As celebrações incluem missas, novenas, caminhadas, procissões, terços, entre outras atividades de fé e devoção. Na quarta-feira, 13, ocorre o aguardado show com o padre Fábio de Melo. Já na sexta-feira, 15, feriado estadual, será realizada a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim.

A romaria, ponto alto dos festejos, reúne milhares de fiéis em peregrinação até a zona rural de Natividade, no povoado Senhor do Bonfim, localizado a 23 km do centro da cidade. Para garantir a segurança dos romeiros, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) vai reforçar a segurança na romaria, aumentando o efetivo nas três cidades que realizam o evento, em uma ação que mobiliza cerca de 300 policiais em Natividade, Araguacema e Tabocão.

Apoio aos romeiros

O Governo do Tocantins, por meio da Setas, oferecerá nos dias de festejo uma barraca de apoio aos romeiros que percorrem os 23 km entre a zona urbana do município de Natividade e o povoado onde ocorrem as festividades do Nosso Senhor do Bonfim. O ponto de apoio fica localizado no km 12 e disponibiliza local para descanso, cuidados de saúde como aferição de pressão e pequenos curativos, água e alimentação. A equipe da secretaria irá servir lanches entre as 6 e 16 horas; e caldos a partir das 17 horas.

Preservação do patrimônio cultural

A Secult está promovendo ações de preservação e manutenção do patrimônio cultural durante o Festejo do Senhor do Bonfim. Um dos principais focos é a conservação dos monumentos da Via Sacra da Romaria, que liga o centro de Natividade ao povoado Senhor do Bonfim.

Esse conjunto de 14 painéis, criado pelo artista Luiz Olinto, representa os passos da Paixão de Cristo e simboliza a fé dos romeiros. Os trabalhos em andamento incluem limpeza, pintura e recomposição do reboco das estruturas. Em uma etapa posterior, também será realizado o restauro completo dos monumentos.

Programação em Araguacema e Tabocão

O Festejo do Senhor do Bonfim em Araguacema, que já é uma tradição celebrada há muitos anos, começa no dia 6 de agosto e segue até o dia 15. Durante a programação, são realizadas as missas da Luz e Sertaneja, além do terço da misericórdia.

No município de Tabocão, além do Festejo do Senhor do Bonfim, que também inicia no dia 6 de agosto e prossegue até o dia 15, ocorre a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, que chega a sua 46ª edição; além de missas, procissão, batismo e programação cultural. No mesmo período, ocorre no município, paralelamente ao festejo, a ExpoTabocão, marcando a sua 15ª edição.

Lei estadual

No dia 25 de setembro de 2024, o governador Wanderlei Barbosa sancionou a Lei nº 4.509, que estabelece 15 de agosto, Dia do Senhor do Bonfim, como feriado estadual. O projeto de lei já havia sido anunciado pelo chefe do Executivo durante o festejo daquele ano, sendo aprovado na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e sancionado pelo governador com o texto que pontuava a valorização das tradições religiosas e culturais do Tocantins, promovendo integração sociocultural das comunidades locais e fomentando o segmento do turismo religioso como meio de interação e desenvolvimento social; e de valorização do patrimônio cultural do estado.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa assina ordens de serviço para obras do câmpus da Unitins em Augustinópolis e da rodovia TO-010 em Araguatins, nesta quarta-feira, 22

19 de abril de 2026 - 16:41

Farm Day Fazendão: Lideranças da Direita e Centro-Direita debatem sucessão presidencial e criticam gestão federal

18 de abril de 2026 - 14:54

Senador Eduardo Gomes destaca força do agro no Tocantins em palestra no Farm Day e lançamento da Agrotins 2026

16 de abril de 2026 - 16:36

Governador Wanderlei Barbosa lança 26ª Agrotins durante Farm Day Fazendão e autoriza uso de créditos de ICMS por produtores

16 de abril de 2026 - 16:05

Eduardo Fortes alerta para risco do Estado perder R$ 56 milhões devido a “manobra política” em ano eleitoral na Assembleia Legislativa

16 de abril de 2026 - 07:22

Para evitar perda de R$ 56 milhões do BNDES, Governador Wanderlei Barbosa pede prorrogação de prazo

15 de abril de 2026 - 20:21
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.