O mês de julho foi marcado com vitórias importantes para o esporte e dança, colocando Gurupi em destaque no País nas competições de Fisiculturismo com classificação de Carlos Melo e sua esposa Adriana Melo para o Brasileiro, no futebol a equipe do sub-17 do Gurupi Esporte Clube foi campeã da 1ª Copa internacional de futebol de base, a companhia gurupiense de dança urbana, Street Dance, foi vencedora em Brasília (DF) na categoria revelação do Festival JustDance, mostra e competição nacional de dança 2015 e, para fechar o mês, os irmãos Thaynara Lustosa, 19 anos, e Samer Lustosa, 17 anos, deixaram suas marcas no cenário internacional ao conquistarem cinturões de ouro no Panamericano de Artes Marciais Uiama, na modalidade kickboxing, realizado no Centro Esportivo Miécimo da Silva, na cidade de Rio de Janeiro (RJ).
“Minha filha Thaynara Lustosa foi Campeã no Kata formas japonesas e conquistou o cinturão Panamericano de Kickboxing na categoria até 53 quilos e meu filho Samer Lustosa foi campeão no Kata formas japonesas e conquistou o cinturão de ouro na categoria até 62 quilos Kickboxing Olímpico”, disse o pai e treinador Ednaldo Lustosa.
Outro tocantinense que fez bonito no Panamericano de Kickboxing foi o palmense Ricardo Crispim, 38 anos, que conquistou o cinturão de ouro, na modalidade até 55 quilos, no Muay-thai.
O Panamericano de Arte Marciais foi organizada pela Uiama (União Internacional de Artistas Marciais da América) e contou com a participação de representantes de nove países: Brasil, Venezuela, Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru, México e Canadá.
Em busca de apoio
De acordo com Ednaldo Lustosa os seus filhos e alunos tem se destacado no cenário nacional de artes marciais devido a importantes conquistas. Thaynara Lustosa pratica artes marciais desde os três anos de idade e coleciona vários títulos, dentre eles, o de campeã Mundial de Karatê e hexacampeã Brasileira de Karatê.
“No início de julho a Thaynara e o Samer conquistaram o brasileiro de Kickboxing em Goiânia. Agora conquistaram o cinturão de ouro no Panamericano de Kickboxing e no dia 15 de Novembro vamos disputar o Campeonato Mundial na Argentina”, disse Ednaldo.
Mesmo com tanto talento e vitórias no cenário brasileiro e mundial, a maior luta dos dois irmãos é contra a falta de patrocínio.
“Como em Gurupi não tem bolsa atleta estamos com visita marcada com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, para que possamos disputar o Campeonato Mundial que acontece em Argentina por Palmas”, disse.