Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 10 julho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Haddad agradece a ateus e religiões de matriz africana e Bolsonaro foca nos cristãos
Eleições

Haddad agradece a ateus e religiões de matriz africana e Bolsonaro foca nos cristãos

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins28 de outubro de 2018 - 22:182 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Os discursos de posse de Jair Bolsonaro (PSL) e o de agradecimento do candidato derrotado, Haddad (PT) deixou claro o viés religioso que tomou conta durante o período eleitoral, onde os valores morais políticos e religiosos tiveram grande peso no desdobramento do resultado das eleições estaduais, federais e presidencial.  “O que eu mais quero é, seguindo os ensinamentos de Deus, ao lado da Constituição brasileira”, disse Bolsonaro no discurso de posse. 

por Wesley Silas


Segundo o IBGE 86,8%  dos brasileiros se acham cristãos e destes 64,6% se declararam católicos e  22,2% evangélicos, enquanto os espíritas representam cerca de 3% da população brasileira. O Censo do IBGE, no Brasil, mostra ainda que apenas 0,3% da população se declaram seguidores de religiões de matriz africana como Umbanda ou do Candomblé, enquanto dados publicados na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  apontam o número de ateus no Brasil subiu de 7,9%, em 2010, para 8,9% em 2014.

Nesta vertente com viés religioso na política partidária do Brasil, os discursos dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais do Brasil teve parte reservado à fé dos eleitores brasileiros. Enquanto o candidato petista, Fernando Haddad, agradeceu apoios dos ateus de dos religiosos de matizes africanas, o presidente eleito voltou o seu discurso para os cristãos. 

 “O que eu mais quero é, seguindo os ensinamentos de Deus, ao lado da Constituição brasileira, inspirando-se em grandes líderes mundiais, e com uma boa assessoria técnica e profissional, isenta de indicações políticas de praxe, começar a fazer um governo a partir do ano que vem que possa colocar o Brasil em um lugar de destaque. Temos tudo para ser uma grande nação”, disse Bolsonaro, diante da Bíblia e da Constituição do Brasil.

Contudo, o seu primeiro discurso televisionado de Bolsonaro foi iniciado com uma oração dirigida pelo senador Magno Malta, que se tornou uma ponte entre o candidato eleito e as igrejas evangélicas na campanha eleitoral.

“Nós começamos essa jornada orando. O mover de Deus, ninguém vai explicar isso nunca. Os tentáculos da esquerda jamais seriam arrancados sem a mão de Deus. Começamos orando e nada mais justo que agora oremos para agradecer a Deus”, disse Malta. (Com informações do Guiame)

Eleição 2018 Jair Bolsonaro (PSL)
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Ao lado de Laurez, Paulo Mourão percorre 5 cidades do sudeste e defende alinhamento com Lula

10 de julho de 2026 - 18:05

Gurupi é obrigada pela Justiça a aumentar fiscalização de trânsito

10 de julho de 2026 - 11:41

PSD dividido: Kassab diz que candidatura de Ivanete Lima ao Senado é articulação exclusiva de Irajá

10 de julho de 2026 - 08:27

PF investiga crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes no sul do Tocantins

9 de julho de 2026 - 17:25

Corpo de criança desaparecida em Peixe é encontrado a 100 km do local do afogamento

9 de julho de 2026 - 17:02

Eleições 2026: Cristiano Pisoni é cotado para suplente de Alexandre Guimarães

9 de julho de 2026 - 14:36
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.