Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 28 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Hospital Regional de Dianópolis realiza primeira cirurgia por vídeo
Cidades

Hospital Regional de Dianópolis realiza primeira cirurgia por vídeo

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins16 de dezembro de 2023 - 19:122 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O Sudeste do Tocantins vive um novo tempo de valorização e transformação da saúde pública. A última sexta-feira, 15, será uma data histórica para a população da região e também para o Hospital Regional de Dianópolis (HRD) Dr Jaiminho que, pela primeira vez realizou cirurgia por videolparoscopia.

Até este domingo, 17, a unidade deve realizar 27 cirurgias dentro do mutirão de cirurgias eletivas, dentre elas, procedimentos colecistectomia, hernioplastia, hemorroidectomia, vasectomia e laqueadura.

Com a aquisição do equipamento de torre de vídeo, de última geração, os procedimentos cirúrgicos colecistectomia, cirurgia para retirada da vesícula, serão por videolaparoscopia.

A novidade foi comemorada pelo direito da unidade, o fisioterapeuta André Luís Nunes Cavalari. “Além de diretor da unidade sou morador da cidade e da região, então é uma satisfação muito grande poder ver essa tecnologia sendo utilizada no nosso hospital. São 32 anos de história do HRD, para nós é um grande avanço poder oferecer procedimentos cirúrgicos menos invasivos, com recuperação mais rápida e mais segura para os pacientes”, afirmou o diretor.

A videolaparoscopia ou cirurgia por vídeo é uma técnica utilizada para tratamento de doenças do sistema digestivo, urologia, ginecologia, ortopedia, entre outros. “Entre as vantagens da cirurgia por vídeo estão a recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório, menor risco de infecção, menor perda de sangue, menor tempo de internação hospitalar, retorno mais rápido ao trabalho”, explicou a cirurgiã Karla Millana.

A enfermeira, Mikaela Pereira Lourenço comemorou. “A primeira paciente da história do Hospital Regional de Dianópolis a realizar cirurgia por videolaparoscopia, é muito gratificante ver a felicidade do paciente por realizar um procedimento de alta tecnologia em nosso hospital de Dianópolis.”

Menos invasiva, a cirurgia contribuiu para a recuperação da paciente, Maria Balbina Lourenço dos Santos, 50 anos, residente no município de Ponte Alta do Bom Jesus, que foi a primeira paciente a passar pelo novo método de operação de colecistectomia, que é a remoção da vesícula biliar. “Fui operada na sexta, 15, e já estou recebendo alta neste sábado. Estou me sentindo ótima!”, comemorou a paciente.

Com informações da Ascom/SES Tocantins

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa autoriza pagamento de progressões de 2025 e 2026 para quase 10 mil servidores

28 de abril de 2026 - 09:49

Benchmarking ou Plágio? A linha tênue entre inspiração e reatividade na política de Gurupi

27 de abril de 2026 - 19:58

Prefeitura de Gurupi e Instituto de Desenvolvimento qualificam 90 alunos para o mercado de trabalho

27 de abril de 2026 - 17:47

Jornalismo da UnirG marca presença na Universidade de Brasília com produção acadêmica e protagonismo discente

27 de abril de 2026 - 17:43

Secretária da Mulher de Gurupi critica exclusão em evento de Vicentinho Júnior e defende protagonismo feminino real

26 de abril de 2026 - 14:44

Josi Nunes e João Victor Stival destacam impacto econômico e social do Circuito de Três Tambores em Gurupi

25 de abril de 2026 - 21:33
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.