Bastante lúcido, o idoso Plácido Francisco da Silva, teve a festa de aniversário de 113 anos comemorada por amigos e pela sua cuidadora, Maria Alice Fereira Laranjeira que na comemoração do seu aniversário que acontece nesta quinta-feira, 08, ela resolveu homenagear o idoso que comemora aniversário no próximo sábado, dia 10.
por Wesley Silas
O idoso Plácido, conhecido carinhosamente em Dueré como Placides, é um exemplo de pessoas que ultrapassaram a expectativa de vida do brasileiro que, segundo o IBGE é de 76 anos. Ele nasceu no dia 10 de agosto de 1906 no Estado do Piauí e há mais de 23 anos recebe os cuidados e carinho Maria Alice Fereira Laranjeira, que junto com amigos anteciparam nesta quinta-feira, 08, a festa de aniversário do idoso.
“Ele mora em Dueré desde o povoamento da cidade. Ele é muito calmo, tranquilo, amoroso e, apesar da idade, é muito lúcido”, disse Maria Alice. Ela informou que, desde que começou a cuidar do idoso há mais de duas décadas, nunca apareceu na cidade nenhum parentes.
A dedicação de Maria Alice ao idoso Placides foi lembrado pelo vereador Delmiro Ferreira Nunes.
“Parabenizo a senhora Maria Alice Ferreira Laranjeiras e o Sr. Plácido que fizeram aniversário, são amigos que nos apoiam e nos acolhem com tanto carinho. Quero agradecer pela amizade e o companheirismo ao longo de todos os anos, é um privilégio quando temos ao nosso lado pessoas tão maravilhosas como eles. Que suas vidas sejam repletas do amor de Deus, que sempre tenham saúde, paz, amor e felicidade. Os cuidados que a Maria Alice dedica ao senhor Placides é um exemplo da verdadeira definição de mulher guerreira. Saibam que sempre farão parte da história da cidade de Dueré por sempre contribuir com todos”, disse o vereador Delmiro Ferreira.

Pessoas mais velhas do Brasil e do Mundo
Conforme informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 2018, o idoso Moacir Gonçalves de Jesus com seus 117 anos, nascido no dia 9 de março de 1901, era considerado o homem mais idosos do Brasil. Aos 118 anos, ele faleceu em julho deste ano. Moacir Gonçalves era adventista e levava a vida saudável que a igreja defende, o que pode ser um dos segredos da sua longevidade. Já a pessoa mais velha do planeta, segundo o Guinness Book, o livros dos recordes, é a japonês, Kane Tanaka. Contudo, com a saúde do idoso de Dueré, Placides, falta poucos meses para ele superar o japonês e até mesmo Moacir Gonçalves que, apesar de ter vivido cinco anos a mais do que a japonesa, não teve o seus dados incluído no Guinness Book. Kane Tanaka faleceu com 117 anos e 81 dias no dia 22 de julho deste ano, em Kanagawa, cidade no sul do Japão.