Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 10 julho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Imagem fotográfica | Pesquisa da UFT analisa a preservação cultural e sua contribuição para a sociedade
Cidades

Imagem fotográfica | Pesquisa da UFT analisa a preservação cultural e sua contribuição para a sociedade

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins24 de maio de 2019 - 11:542 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A pesquisa intitulada “A imagem fotográfica como ponto de memória e preservação da tradição do bumba meu boi de Juçatuba, São José de Ribamar/MA” do mestrando, Marcus Elicius, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), analisa como a imagem fotográfica pode ser um meio de construção histórica e cultural do bumba meu boi de Juçatuba.

Por Gabriela Melo (PPGCom) 

Por meio do trabalho, será possível entender como os estudos culturais contribuem com o processo de pesquisa sobre o bumba meu boi de Juçatuba, conhecer a cultura e a importância tradição do bumba meu boi para outras comunidades e sociedade em geral.

“A escolha se deu também por motivos pessoais, uma vez que sou descendente das primeiras pessoas que ocuparam a região. Além disso, a comunidade tem sofrido a perda das suas tradições, por conta das pessoas de Juçatuba passarem boa parte do dia em São Luís trabalhando e estudando, em busca de uma vida melhor que a dos pais, deixando de lado costumes que eram passados ao longo das gerações”, destaca Elicius.

Segundo o pesquisador, as festividades tradicionais, como os festejos religiosos e o bumba meu boi tem sofrido perdas significativas de participação da comunidade e além da cultura, contribuem com o desenvolvimento regional, movimenta a economia e contribui e diversas maneiras com o local.

Ao longo do trabalho, o mestrando tem realizado uma pesquisa bibliográfica, com o levantamento materiais publicados a respeito do bumba meu boi no Brasil e Maranhão, fotografia documental, fotografia expressão, memória, tradição e cultura.

Além disso, será realizada uma pesquisa documental para a busca de informações sobre o histórico do bumba meu boi de Juçatuba. Esta etapa da pesquisa tem a importância de organizar materiais dispersos, conferindo-lhes um papel de fonte de consulta.

Preservação cultural UFT
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Gurupi é obrigada pela Justiça a aumentar fiscalização de trânsito

10 de julho de 2026 - 11:41

Falece Maria Nazareno Cordeiro Garcia, dona Cani, pioneira da saúde e primeira enfermeira de Gurupi

10 de julho de 2026 - 06:53

PF investiga crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes no sul do Tocantins

9 de julho de 2026 - 17:25

Corpo de criança desaparecida em Peixe é encontrado a 100 km do local do afogamento

9 de julho de 2026 - 17:02

Eleições 2026: Cristiano Pisoni é cotado para suplente de Alexandre Guimarães

9 de julho de 2026 - 14:36

Projeto Olhar Atento realiza mais uma etapa em São Valério e amplia acesso a cirurgias oftalmológicas gratuitas

9 de julho de 2026 - 10:49
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.