Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 24 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Educação»Cultura»A institucionalização e a desumanização da vida
Cultura

A institucionalização e a desumanização da vida

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins4 de outubro de 2017 - 13:134 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

“O Estado é uma instituição necessária quando os indivíduos não dão conta das suas limitações e da sua própria necessidade de disciplina para reger a vida, sua própria vida; isso principalmente no nosso caso do Ocidente, mas, na prática toda instituição limita a vida do ser humano; não por acaso que o filósofo Rousseau, no século da luzes escreveu que “o ser humano nasce livre e por toda parte vive acorrentado” (Do contrato social)”. João Nunes.


João Nunes da Silva

Doutor em comunicação e cultura contemporâneas, Mestre em Sociologia e professor da UFT Campus de Miracema-TO.Trabalha com projetos em cinema e educação.


Todo ser humano nasce sob a égide da instituição. É por meio da instituição que o ser humano se torna pessoa física ou jurídica. Para viver em nossa sociedade não há como fugir da instituição.

O próprio ser humano é uma instituição à medida que precisa viver e se relacionar com os outros. A família, o nome registrado, o batismo, a formação, a empresa que trabalha ou que criou e tudo o que envolve a necessidade de relações sociais, de apresentação e de uma identidade, dentre outras necessidades, constituem instituições.

Lamentavelmente não vivemos fora da institucionalidade; isso demanda controle por meio de regras e normas.

“A instituição do Estado é aquela que mais controla”

Contraditoriamente, precisamos da instituição para a proteção, mas ao mesmo tempo em que temos alguma proteção, temos também o controle sobre as nossas ações. Assim é o ser humano na dialética da vida institucionalizada.

A instituição do Estado é aquela que mais controla; esta nasceu para o controle sob a rubrica da segurança e da proteção aos indivíduos. No dizer do pensador Thomas Hobbes, foi por meio de um contrato que os indivíduos criaram o Estado para lhes dá segurança em troca da liberdade.

O Estado é uma instituição necessária quando os indivíduos não dão conta das suas limitações e da sua própria necessidade de disciplina para reger a vida, sua própria vida; isso principalmente no nosso caso do Ocidente, mas, na prática toda instituição limita a vida do ser humano; não por acaso que o filósofo Rousseau, no século da luzes escreveu que “o ser humano nasce livre e por toda parte vive acorrentado” (Do contrato social).

A proteção que porventura o Estado oferece se dá em função dos valores, costumes, regras e normas estabelecidas por um povo. Se um povo é extremamente conservador e nasceu sob a ótica do autoritarismo, inevitavelmente esse mesmo povo, pelo menos sua maioria, vai requerer um Estado controlador e por vezes autoritário, pois não sabe o que é outra coisa.

O Estado é uma instituição malsã ao mesmo tempo em que pode ser o remédio para diversas doenças.

“…o Estado é uma representação conforme o ator que comanda a cena”. João Nunes.

O problema é que o Estado tem dirigente a partir de uma classe, pelo menos até hoje não se mostrou diferente disso. O Estado moderno é o exemplo de uma instituição a serviço de uma classe; não deveria ser, mas é o que tem demonstrado.

A justiça seletiva, o controle da maioria a partir de interesses de grupos econômicos tem sido a tônica na forma como o Estado se apresenta; o Brasil de hoje está repleto dessa realidade de um judiciário seletivo.

O Estado assemelha-se a uma fotografia através da qual tudo o que é visualizado parece belo e perfeito. Assim são as leis quando servem apenas a uma classe e a determinados interesses; e para isso até foi criada a Suprema Corte configurada numa verdadeira casta que decide os destinos dos miseráveis.

O Estado é moldado conforme aqueles que detêm a hegemonia na relação de forças. Em suma, o Estado é uma representação conforme o ator que comanda a cena.

A instituição desumaniza a vida; em geral tudo o que é institucionalizado retira o que há de mais importante que é a capacidade de vê o outro como humano.

Desumanização da vida Institucionalização João Nunes da Silva
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Recuperação judicial no agro cresce e reflete cenário de maior pressão sobre produtores

24 de abril de 2026 - 08:46

Em visita a Gurupi, Luxemburgo traça rotas para viabilizar candidatura ao Senado

23 de abril de 2026 - 19:23

Eleições 2026: Dorinha Seabra avança no Bico do Papagaio com pauta de infraestrutura e educação

23 de abril de 2026 - 15:47

Estratégia e qualificação: Com apoio do Sebrae, Peixe prepara setor turístico para a Temporada de Praia e busca sustentabilidade econômica

23 de abril de 2026 - 10:12

Cidade da Polícia Civil em Gurupi: Projeto quer otimizar Segurança Pública com sede no antigo Fórum da cidade

22 de abril de 2026 - 19:20

Governo do Tocantins promove recepção à Folia do Divino no Palácio Araguaia, em Palmas

22 de abril de 2026 - 19:03
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.