Cristina Donato é a atual diretora de Desenvolvimento Urbano. Agora ela assume um posto mais alto com a separação das pastas. Cristina já atua na área desde a primeira gestão de Laurez, quando coordenou os trabalhos de revisão do Plano Diretor.
Por: Philipe Ramos
O Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), vai reforçar o primeiro escalão da sua estrutura administrativa. Na próxima quinta-feira (9) a bacharel em direito, Cristina Donato, será empossada como nova Secretária de Desenvolvimento Urbano de Gurupi. É a nona secretaria da atual gestão.
Atualmente a pasta está anexada a Infraestrutura. Até a primeira metade do mandato 2013/2016 de Laurez, a pasta era denominada como Habitação. Depois se tornou Desenvolvimento Urbano tendo como Secretária a ex-vereadora Marta Barbosa. Já no segundo mandato que começou este ano, o Prefeito preferiu mesclá-la com a Infraestrutra do Secretário Gerson Oliveira.
Cristina Donato é a atual diretora de Desenvolvimento Urbano. Agora ela assume um posto mais alto com a separação das pastas. Cristina já atua na área desde a primeira gestão de Laurez, quando coordenou os trabalhos de revisão do Plano Diretor. “Aceitei o convite do Prefeito por acreditar que uma cidade deve ser pensada como um todo. Acredito na gestão do prefeito porque ele nos dá autonomia para fazer o que for melhor para a cidade”, ressaltou Cristina.
Plano Diretor
Cristina afirma que na próxima semana a revisão do Plano Diretor será enviada à Câmara de Vereadores. Uma exigência da Justiça, que inclusive suspendeu os direitos políticos do ex-prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla por não cumprir a revisão.
Desafios
Cristina Donato explica que a pasta tem como missão, além do plano diretor, a regularização fundiária do munícipio e tudo que envolve a habitação.
A habitação envolve as unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Hoje Gurupi está cumprindo a etapa Pós Ocupacional, que são ações voltadas a geração de renda de famílias que foram comtempladas com casas do Programa do Governo Federal.
A nova secretária informa que o Pós Ocupacional já chegou ao Alvorada I e II e 2 Campo Belo I e II e Morada do Sol. No dia 9 de novembro acontece o lançamento no Residencial Madrid e em seguida no João Lisboa da Cruz.
Uma novidade. Cristina afirmou que em Gurupi 319 unidades habitacionais receberão o cartão reforma. Ao todo são mais de 1 milhão de reais para reformas de casas. “Vamos agrupar os bairros e nossa equipe vai fazer o levantamento para ver a real demanda da casa pessoa contemplada. Mesmo sendo 319 nós não vamos no atentar aos cartões, vamos nos ater ao dinheiro que foi disponibilizado para beneficiar ainda mais pessoas”, informa Cristina.
A secretária que será empossada na próxima semana também já coordena a execução da regularização fundiária dos setores Leste, Aeroporto e início do Centro. Ela informa que será entregue em breve as escrituras da Vila Independência.