por Wesley Silas
No mês de maio deste ano, o titular da Secretaria da Saúde (Sesau), Afonso Piva, e o secretário-executivo da pasta, Luciano Lima, estiveram em Gurupi para visitar o Hospital Regional de Gurupi, a Policlínica e as obras do Hospital Geral de Gurupi, ocasião em que anunciaram a transferência do ambulatório e obstetrícia do Hospital Regional de Gurupi para o Hospital Geral de Gurupi e início de cirurgias cardíacas e o uso de telemedicina para auxiliar o atendimento aos pacientes acometidos por AVC que deveria acontece após a conclusão da licitação para execução dos serviços elétricos do hospital que continua incluso.

Passados um pouco mais de dois meses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou ao Portal Atitude que está finalizando o processo licitatório para a contratação de empresa especializada em engenharia para a execução dos serviços elétricos do Hospital Geral de Gurupi (HGG). “A abertura das propostas está prevista para o dia 21/07”, informou.
Esclareceu ainda que a obra da parte elétrica tem cronograma de execução de quatro meses após ordem de serviço dada à empresa vencedora do certame.
“Portanto, a transferência dos serviços da pediatria e ginecologia do atual prédio do Hospital Regional de Gurupi ocorrerá após o término dos serviços”, arrematou.
Licitação da 2ª etapa das obras HGG
A SES-TO pontuou que trabalha em conjunto com a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) do Estado na licitação da 2ª etapa das obras HGG e finalização total do hospital.
“O processo está aguardando avaliação da Procuradoria Geral do Estado para publicação do certame”, esclareceu.
Os questionamentos feitos pelo Portal Atitude acontece após a Secretária Estadual de Saúde ter feito avaliação dos primeiros seis meses de gestão, citando várias obras entregues, como as ampliações do Hospital Geral de Palmas (HGP) e da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Araguaína (Unacon). Resultados expressivos de atendimentos também são registrados, a exemplo das mais de 8.500 cirurgias eletivas feitas de norte a sul do Estado no primeiro semestre de 2023.
Sobre o HGG
Após a conclusão, a estrutura será semelhante a do Hospital Geral de Palmas, com 200 leitos de internação; 30 leitos de UTI adulta e 10 leitos de UTI pediátrica; sete salas no centro cirúrgico; pronto-socorro; imaginologia; laboratório; e apoio logístico
Nota
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que está finalizando o processo licitatório para a contratação de empresa especializada em engenharia para a execução dos serviços elétricos do Hospital Geral de Gurupi (HGG). A abertura das propostas está prevista para o dia 21/07.
A SES-TO esclarece que a obra da parte elétrica tem cronograma de execução de quatro meses após ordem de serviço dada à empresa vencedora do certame. Portanto, a transferência dos serviços da pediatria e ginecologia do atual prédio do Hospital Regional de Gurupi ocorrerá após o término dos serviços.
Por fim, a SES-TO pontua que trabalha em conjunto com a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) do Estado na licitação da 2ª etapa das obras HGG e finalização total do hospital. O processo está aguardando avaliação da Procuradoria Geral do Estado para publicação do certame.
Palmas/TO, 19 de julho de 2023.
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins