Com a previsão que a safra ultrapasse os 4,5 milhões de toneladas de grãos, com destaque para a soja, o evento contará também com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi
por Redação
O governador Marcelo Miranda abre oficialmente nesta quinta-feira, 15, às 10 horas, na Fazenda Bacaba, município de Caseara, oeste do Tocantins, a Colheita de Grãos – Safra 2017-2018. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, estará presente ao evento.
A previsão é de que nesta safra o Tocantins ultrapasse os 4,5 milhões de toneladas de grãos, com destaque para a soja. A soja é seguida do milho, que tem área superior a 200 mil hectares e produção de mais de 882 mil toneladas. Outro destaque é o arroz. O Estado configura como 3º maior produtor no Brasil, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab, 2018).
O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins); Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); da ABC Tocantins; da Prefeitura de Caseara; da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa); do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Sistema OCB/TO; da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO); além de instituições financeiras e empresas parceiras do agronegócio no Estado.