Aquisição de condicionadores de ar, instalação do Núcleo de Educação Permanente, instituição do grupo de trabalho humanizado, instalação de brinquedoteca e capacitações foram algumas das melhorias que o Hospital Regional de Araguaçú (HRA) teve em 2016 e que refletiu diretamente no atendimento á população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o diretor geral da unidade, Rui Barboza Rodrigues, todas as mudanças fizeram diferença na rotina do hospital. “Tudo que conseguimos fazer trouxe uma melhora na qualidade, seja no bem estar dos servidores que trabalham em um ambiente mais salutar ou no bem estar do paciente que tem um atendimento mais humanizado e acesso a novos serviços”, destacou.
Para 2017, a direção visa intensificar o controle de gastos da unidade hospitalar. “Queremos implantar o projeto consumo consciente além de revisar e construir protocolos entre os setores e desenvolver processo educativo”, afirmou Rui.
A implantação da clínica ampliada, realização de mais cursos e capacitações e a contratação de novos médicos especialistas e clínico geral também estão entre os objetivos da gestão para o próximo ano. “Isso vai otimizar ainda mais nosso trabalho, também vamos buscar novas ambulâncias e a implantação do programa Rádio Saúde, que será a realização do sonho de toda equipe”, finalizou o diretor.
O Hospital
O Hospital de Referência Tertuliano Corado Lustosa é uma unidade Porte I, com 28 leitos divididos em observação, clínica médica e cirúrgica, pré-parto, maternidade e pediatria. O hospital atende ao município de Sandolândia, Talismã, Novo Planalto/GO e assentamentos, São Miguel do Araguaia/GO e municípios da Região de Saúde do Sul do Tocantins.
No local são oferecidas as especialidades de Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Anestesiologia, Farmácia e os serviços de raio-x, ultrassonografia, laboratório de análises clínica, serviço de enfermagem, psicologia, serviço social, fisioterapia, radiologia, nutrição, dietética e ouvidoria.