Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 20 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Agronegócio»Mormo: Criadores debatem proibição de esporte envolvendo equídeos
Agronegócio

Mormo: Criadores debatem proibição de esporte envolvendo equídeos

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins21 de junho de 2016 - 16:294 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O vereador Valdônio Rodrigues (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal para convidar a comunidade a uma reunião que acontece às 19h desta terça-feira, 21, na Chácara Futrica para debater a proibição de eventos como vaquejadas como a da abertura da Expo Gurupi e a do Divino Pai Eterno no Trevo da Praia, assim como as provas de laços e de tambor, que segundo ele, já provocou grandes prejuízos para a região de Gurupi com a proibição de aglomeração de equídeos.


Organizadores e defensores de eventos que envolvem eqüídeos, como vaquejadas e provas de laços e de tambor estarão reunidos hoje em busca de uma solução para a proibição de aglomeração de eqüídeos no município de Gurupi, pela justiça que levou em consideração um portaria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) sobre o risco da proliferação do Mormo, doença infectocontagiosa que já motivou o sacrifício de 24 animais em propriedades do Sul do Estado.

De acordo com o vereador Valdônio Rodrigues, os animais usados em eventos como vaquejadas e provas de laços e tambor possuem exames que comprovam a não contaminação de zoonoses.

“Os animais são monitorados pelos donos e são totalmente livres de doenças que vem afetando a nossa região. A Adapec, como órgão fiscalizador, tem como monitorar os eventos, porque os animais que participam de vaquejadas e provas de laço e tambor a cada 60 dias são examinados e isso comprova que estão livres destas doenças”, defendeu o vereador.  

No entanto, os organizadores de evento que envolvem eqüinos cobram da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) maio rigor na fiscalização dos animais.

“A Adapec poderia monitorar as fichas dos animais que participam destes eventos obrigando a realização dos exames para verificar e os animais que estiverem infectados sejam sacrificados”, disse Valdônio.  

Valdônio lembrou que nada impede animas saírem de Gurupi para participar de eventos, como cavalgadas, em outras cidades, como aconteceram em Cristalândia e Palmeirópolis.

Valdonio 1
“Será porque só aqui não pode, enquanto os animais daqui podem sair e participar de eventos em outras cidades”, questionou o vereador Valdonio Rodrigues (PSB)

“Enquanto aqui não pode fazer eventos, animais de algumas cidades da região, inclusive de Cariri onde aconteceu caso de Mormo, podem sair destes municípios e irem para outras regiões como Araguaína ou Paraíso do Tocantins. Digo isso porque a ADAPEC libera a GTA para participarem de eventos. Será porque só aqui não pode, enquanto os animais daqui podem sair e participar de eventos em outras cidades”, questionou o vereador.

Já o vereador Ivanilson Marinho, que também é advogado, sugeriu que os defensores do evento questionem a isonomia das interpretações das denúncias.

“Vocês têm que olhar neste víeis, porque a interpretação da lei está servindo para uns e para outros não. Acho que tem que ser visto por esta ótica”, sugeriu.

Prejuízos

O vereador lembrou que a proibição tem causado prejuízos econômicos à região.

“Os hotéis estão deixando de faturar, assim como as casas agropecuárias, os tratadores de animais não estão sendo contratados e as lojas que vendem selaria e roupas também tiveram prejuízos.  Tudo este prejuízo gira, aproximadamente, R$ 600 mil por mês”, disse.

Já o vereador Jonas Barros lembrou que proibição afetou também eventos cultural religioso, como é o caso da festa popular do Divino Pai Eterno que acontece no povoado do Trevo da Praia.

“No dia 02 de julho estava programada uma tradicional cavalgada saindo do barracão da Associação da Serra com destino até o Trevo da Praia com previsão para 400 cavaleiros e amazonas para uma grande festa popular do Divino Pai Eterno. Mas agora vai acontecer o evento sem a cavalgada e ,infelizmente tivemos que abortar devido o impedimento legal e estamos aqui para cumprir as ordens”, disse Jonas Barros.

A aglomeração, movimentação ou transporte de equídeos está proibida desde o mês de abril, depois que a justiça ter concedido uma liminar por meio de uma Ação Civil Público, a pedido do Ministério Público no sentido de prevenir a disseminação da zoonose em eventos como cavalgadas e vaquejadas, até que a Adapec certifique a região como zona livre de Mormo.

Mormo Valdônio Rodrigues
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

PSDB e MDB oficializam pré-candidatura de Vicentinho Júnior ao Governo do Tocantins em Porto Nacional

20 de abril de 2026 - 21:26

Mais aumento: imposto de importação de pneus pode mais que dobrar em menos de dois anos e cria risco de monopólio, alerta setor

20 de abril de 2026 - 20:06

Coca-Cola BANDEIRANTES recebe o Troféu da Copa de Execução Coca-Cola Brasil 2025 e reforça cultura de excelência no ponto de venda

20 de abril de 2026 - 18:41

Sesc em Gurupi realiza Feira de Sabores e Saberes e Baile de Integração para a terceira idade

20 de abril de 2026 - 18:32

Polo Logístico: Localização estratégica atrai investimentos milionários para Cariri do Tocantins

19 de abril de 2026 - 21:58

Governador Wanderlei Barbosa assina ordens de serviço para obras do câmpus da Unitins em Augustinópolis e da rodovia TO-010 em Araguatins, nesta quarta-feira, 22

19 de abril de 2026 - 16:41
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.