Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 5 julho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»MPE recomenda suspensão de emissão de carteiras estudantis em universidade de Gurupi
Cidades

MPE recomenda suspensão de emissão de carteiras estudantis em universidade de Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins3 de maio de 2017 - 16:452 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, expediu recomendação ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Centro Universitário Unirg orientando que seja suspensa definitivamente a emissão de Carteiras de Identidade Estudantil (CIEs) para estudantes de outras instituições e temporariamente para os universitários da Unirg até que venha a ser adotada a padronização estabelecida pelas entidades nacionais de representação estudantil.

por João Lino Cavalcante/MPE

De acordo com o Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, no mês de março deste ano, fiscais do Procon, após tomarem conhecimento de divulgação de material publicitário contendo propaganda alusiva à confecção de carteira estudantil para alunos de outras instituições de ensino, orientaram o então presidente do DCE/Unirg para que interrompesse a emissão das carteiras e apresentasse documentos comprovatórios da certificação digital exigida pelas entidades nacionais.

Desde maio de 2016 uma portaria do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação disciplina o padrão de certificação digital a ser utilizado nas referidas carteiras e estabelece que somente serão aceitas as CIEs emitidas conforme a padronização definida pelas entidades nacionais de representação estudantil e com a certificação de atributo digital.

Diante da negativa do DCE/Unirg em encaminhar a documentação obrigatória ao Procon, coube ao Ministério Público Estadual expedir a recomendação administrativa com o objetivo de regularizar a situação.

Carteira 1O MPE orienta o presidente do DCE/Unirg que regularize a situação em um prazo de 15 dias e, em seguida, substitua, dentro de 30 dias, todos documentos já distribuídos e que não estejam padronizadas pelas entidades nacionais de representação estudantil e que não possuam a certificação digital.

Por fim o Ministério Público Estadual recomenda a divulgação em jornais, sites e nos murais do Centro Universitário UNIRG, que a Carteira de Identidade Estudantil emitida pelo DCE/UNIRG para alunos de outras instituições de ensino, foi realizado de forma irregular, podendo o mencionado aluno se dirigir ao referido diretório para obter o ressarcimento da quantia que pagou.

A recomendação do Ministério Público ao DCE da Unirg foi expedida na última quinta-feira, 27.

Carteira de Estudantes DCE DCE Unirg Ministério Público
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Cooperfrigu e Sescoop realizam capacitação sobre Reforma Tributária para colaboradores

5 de julho de 2026 - 10:43

Colisão no rio Tocantins, em Peixe, mata homem próximo à Praia da Tartaruga

5 de julho de 2026 - 09:06

Dorinha percorre Miranorte e confere obras e recapeamento de ruas

4 de julho de 2026 - 21:27

Conectividade aérea: Ronaldo Dimas defende voos regionais entre cidades do Tocantins

4 de julho de 2026 - 21:23

Obra de R$ 33 milhões em Formoso do Araguaia amplia irrigação e beneficia 28 mil hectares no Tocantins

4 de julho de 2026 - 11:05

Eduardo Fortes acompanha liberação de novos equipamentos ao HRG e nova fase de obras no HGG após intermediar com o Governo Estadual.

4 de julho de 2026 - 08:52
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.