Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 31 julho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»MPTO apresenta manifestação contrária ao pedido para captação de água na Bacia do Rio Formoso fora do período legal
Destaques

MPTO apresenta manifestação contrária ao pedido para captação de água na Bacia do Rio Formoso fora do período legal

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins12 de agosto de 2020 - 12:322 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) apresentou na última segunda-feira, 10, manifestação contrária ao pedido da Associação de Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) para prorrogação genérica de captação de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, após o dia 15 de agosto.

Por Redação

Essa é a data limite para o início do período de suspensão de captação de água dos rios da Bacia do Rio Formoso, conforme acordo judicial estabelecido no âmbito de uma ação civil pública proposta pelo MPTO.

Estudos apresentados pelo Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma) do MPTO indicam que a vazão do Rio Formoso não aumenta após o período de estiagem, mesmo que o período chuvoso tenha sido intenso. Esse foi um dos motivos que levou a Justiça Estadual a suspender a captação de recursos hídricos no período de julho a outubro, principalmente para projetos agroindustriais de larga escala.

De acordo com o procurador de Justiça e coordenador do Caoma, José Maria da Silva Júnior, há anos os pedidos de captação de recursos hídricos são prorrogados e se estendem além do prazo das outorgas originais emitidas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O procurador reforça que a captação de água irregular, no período em que os rios da Bacia do Rio Araguaia e do Rio Formoso sofrem com secas terríveis, agrava o problema e coloca em risco a fauna, a flora e as populações hipossuficientes locais.

Manifestação do MP

Em sua manifestação, o promotor de Justiça Regional Ambiental do Alto e Médio Araguaia, Francisco Brandes Júnior, afirma haver estranheza no pedido genérico da Aproest, considerando que a maior parte dos produtores rurais da região já programaram o seu plantio para atender às exigências judiciais e o marco temporal de 15 de agosto.

Ainda na manifestação, o promotor requisitou a quebra do sigilo de dados das contas e dos medidores de energia das bombas dos produtores rurais cadastrados junto à concessionária de energia elétrica, nos anos de 2018, 2019 e 2020, nos meses de julho, agosto e setembro. O objetivo é apurar responsabilidades pelos possíveis danos ambientais causados pelo não cumprimento das decisões judiciais, normas e legislações ambientais vigentes. (Luiz Melchiades)

Bacia do Rio Formoso
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Concurso da Saúde do Tocantins abre 5.124 vagas e inscrições começam em 10 de agosto

30 de julho de 2026 - 17:39

Estratégia no Tocantins: Kátia Abreu alinha dados de órgãos federais para fortalecer discurso do Governo Lula

30 de julho de 2026 - 16:37

Análise: Com apoio de Wanderlei a Gaguim, futuro político de Eli Borges entra em debate

30 de julho de 2026 - 10:35

Wanderlei Barbosa anuncia apoio a Carlos Gaguim e elogia trajetória do deputado rumo ao Senado

30 de julho de 2026 - 09:55

PF investiga origem de R$ 900 mil apreendidos em espécie com o deputado Nilton Franco em Palmas

29 de julho de 2026 - 20:56

Defesa de Nilton Franco afirma que dinheiro apreendido tem origem lícita e será comprovado

29 de julho de 2026 - 19:54
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.