Pneus usados agrava o risco de proliferação de mosquitos transmissores de doenças em Gurupi.
por Régis Caio
Pneus velhos e usados que ficam jogados em Gurupi já estão sendo recolhidos desde a última semana. Isto porque uma parceria entre município e uma empresa privada selou um acordo para que seja feito o recolhimento.
“Esses pneus espalhados em vários cantos da cidade é um grave problema de saúde pública e já estávamos recebendo várias denúncias da população sobre este problema, por isto, a Diretoria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com uma empresa de Goiás e que tem representante em Gurupi determinou para que esses pneus possam ser tirados das ruas de Gurupi”, destacou o vereador Ivanilson Marinho.
A reciclagem de pneus após o fim de sua vida útil é essencial porque eles são classificados como resíduos perigosos. Por serem constituídos por metais pesados, quando não gerenciados corretamente, podem ser nocivos para a saúde do homem e o meio ambiente.
O recolhimento em Gurupi é feito por uma empresa, que leva todo este material para sua sede no estado de Goiás. Lá, existem métodos que transformam pneus velhos, por exemplo, em combustível alternativo para fornos da indústria cimenteira. Há, também, técnicas de reciclagem que fazem dos pneus gastos insumos para pisos de quadras esportivas, tapetes de automóveis, solas de sapato e até asfalto.
O vereador Ivanilson Marinho destacou que pretende levar ao município uma proposta para que a empresa possa inserir uma fábrica da reciclagem desses pneus em Gurupi. “Com a empresa sendo montada no Distrito Industrial, vai acarretar receita para a cidade e gerar emprego para a nossa população”, enfatizou.